Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária Quinta do Marquês (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Projeto 8 ano: 40m2; parte comum: 60m2; horta móvel:10m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CT do 8ºano; EF, Ciências, EV/projeto, Ambiente e sustentabilidade e clube ciência

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que há necessidade de solicitação de sementes ou espécies a serem plantadas.
Também convidadas a participar ao longo do ano com materiais orgânicos a serem colocados no compostor.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Consciencializar os alunos e a comunidade da necessidade de preservação das espécies vegetais, promover a responsabilidade com o cultivo e manutenção da horta, aprender sobre o ciclo de vida das planta e consociações.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em articulação com os CT 8 ano e professores e dinamizadores de projetos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Manualmente com recurso a professores e alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais orgânicos que resultam das sobras de alimentos e que são trazidos por alunos, auxiliares e professores para colocação no compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface – Alho – Cenoura – Cebola – Celgas – Tomate – Pimento – ervas aromáticas - Couves – Feijão - Aipo

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo pelos elementos da comunidade escolar

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Regas de forma articulada em professores e alunos, sempre que haja necessidade.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, mas sem incidência

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Aulas sempre que se justifique para aprendizagem/consolidação de conteúdos e manutenção do espaço. Cada turma de 8º ano tem um espaço destinado para plantação e manutenção.
- Cerca de 80 alunos envolvidos
- Os alunos têm uma participação direta na manutenção da horta e na aquisição de aprendizagens.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Não existe