Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Maria Veleda (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

12 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial/ Físico-Química / Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

35

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam com a disponibilização de sementes e outros produtos para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Requalificação dos espaços escolares, a inclusão de todos os alunos e a preservação da Natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

90 min semanais pelos alunos do CAA-UE– Rega e limpeza dos espaços;
45 min semanais pelos alunos do Clube de ciências – Manutenção da horta e plantações

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos alunos. Para a fertilização utilizámos as borras de café.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, produtos hortícolas, flores e suculentas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Valor não registado.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alimentação da coelha de estimação do CAA-UE, confeção de receitas nas atividades da vida diária do CAA-UE.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega fica a cargo dos alunos do CAA-UE.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é feita.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e piolhos da couve. Foram combatidas através da pulverização de uma mistura de água e vinagre.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Uma coelha.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Alimentação da coelha “Maria”.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As atividades desenvolvidas na horta e nos espaços verdes, ao longo do ano letivo, tiveram uma condicionante em relação ao terreno. O terreno acessível aos alunos não tem o solo mais indicado, pelo que as colheitas ficaram aquém do desejado. Dedicámo-nos às aulas no exterior para os alunos observarem o solo da horta, os vários animais que encontraram e verificarem a evolução de algumas plantas semeadas/cultivadas. E ainda à plantação de suculentas, que numa primeira fase ficaram numa sala e depois foram passadas para o exterior.
Importa ainda referir que a Escola Maria Veleda será intervencionada no próximo ano letivo, pelo que parte do espaço utilizado este ano não poderá ser utilizado no próximo ano.

15.1. Link para a página da horta:

https://bibliotecas-ae-jose-afonso-loures0.webnode.pt/projeto-eco-escolas2/