Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica da Encarnação (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, português, matemática e expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem com sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos levam exemplos de como cuidar da horta biológica,
A importância de comer produtos sem químicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é semanal.
A repartição das tarefas é feita em cada turma.
Cada turma tem um canteiro.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza no inicio do ano letivo é pedida a colaboração de um avô.
A mobilização é feita pelos alunos, tendo em conta a orientação do professor.
A fertilização é adubo biológico, trazido de casa pelos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais são: ervas, folhas secas e caroços de maçãs e cascas de pera.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alfaces e cenouras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 6 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Servem para fazer sopa e as frutas para os alunos comerem.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita conforme o tempo.
Quando necessária é regada com mangueira ou regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, uma vez por semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nas couves. As folhas das couves eram retiradas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta- matemática- calcular a área e o perímetro da horta.
Estudo do meio- os nomes do que foi plantado e como se desenvolvem.
Expressão plástica - desenhos da horta ou de plantas ou vegetais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Concursos- o espantalho da horta

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Lanches saudáveis - realizar sandes de ovo com alface da horta.

Comer peras biologicas.

Lanchar nêsperas biológicas

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O embelezamento da horta.

A casa dos insetos e dos passarinhos.

15.1. Link para a página da horta: