saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 12 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
Horta pequena (até 50m²).
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Área de Conhecimento do Mundo.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
24
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A família participa algumas vezes ao longo do ano letivo, com a entrega de algumas plantas que sejam necessárias repor e com a plantação das mesmas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A existência da horta no Infantário é benéfica no sentido que envolve toda a comunidade escolar, incluindo as crianças e os encarregados de educação. As crianças são chamadas a contactar com a terra, observando as plantas a crescer e a aprender através da participação ativa, os procedimentos para cuidar das plantas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita pelas crianças das duas salas do Infantário. Estão definidos dias específicos para o cuidado da horta: para a retirada de ervas daninhas e para a rega das plantas, que é realizada pelas próprias crianças, sob orientação dos adultos da sala.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza da terra é feita com pequenos utensílios como enxada pequena e ancinhos, tendo sempre a colaboração das crianças e dos encarregados de educação.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Salsa, marcela, orégãos, alecrim, hortelã, segurelha e bananeira.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
3 kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta revertem para a cozinha da Instituição, onde são confecionadas as refeições para o Infantário.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Este ano letivo foi construído um reservatório de água que recolhe as águas da chuva e que é utilizada duas vezes por semana para realizar a rega das plantas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sob o olhar atento dos adultos, verificamos que não existiram pragas nas colheitas, ao longo deste ano letivo.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os produtos recolhidos são destinados à confeção de sopas, pratos e chás na cozinha da Instituição, que são servidos no Infantário e no Lar. Os produtos são recolhidos várias vezes durante o ano, sendo colhidos pelas crianças como demonstra a imagem. Esta atividade é importante, porque as crianças aprendem pela própria ação e os idosos apreciam as idas das crianças à cozinha da Instituição.
Atividade 2:
Descrição:
As idas à horta são verdadeiras aulas práticas onde as crianças aprendem o nome das plantas, sentido o seu cheiro, conseguem aprender e executar os cuidados a ter, desde a preparação da terra, ao semeio da planta, a retirada das ervas daninhas, a rega e a colheita das mesmas. Aprendem que as plantas necessitam de cuidados para sobreviver e crescer de forma saudável. Estas atividades acontecem pelo menos duas vezes por semana.
Atividade 3:
Descrição:
Dinamizamos ao longo do ano diversas atividades relacionadas com a horta, onde chamamos os encarregados de educação a participar: desde a entrega de plantas para fazer a plantação, como a sua própria plantação e cuidados na retirada de ervas daninhas e na rega. Estas atividades traduzem-se fundamentais no trabalho cooperativo entre a Escola e a Família.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: