Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Menos de 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, cidadania e artes

3.3. N.º de alunos envolvidos:

140

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram requisitadas para o envio de sementes e de suportes /floreiras para a colocação das mesmas. As atividades em articulação com a família acontecem no mínimo uma vez por período.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta serviu de base para aulas ao ar livre, cálculo de áreas, comprimentos, perímetros. Os alunos revelam preferência pelos produtos cultivados na escola e fazem questão de utilizá-los na confeção de receitas e culinária.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi eleborada uma grelha semanal com a distribuição de tarefas entre alunos, professores e funcionários. Todos os elementos têm tarefas específicas e adequadas à sua faixa etária.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação inicial foi feita pelos alunos mais velhos, que cavaram, retiraram ervas daninhas e limparam o terreno. A fertilização será realizada com o composto resultante da compostagem que se está a realizar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor é de plástico e no seu interior foram colocadas: cartão (azoto), cascas de ovos, cascas de frutos e restos de legumes, borras de café, ervas daninhas que vão sendo retiradas da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são: alface, favas, tomate, beterraba, pepino, melão, meloa, penca, bróculos, alho francês, cebola, salsa, hortelã, morango, couve galega, manjericão, espinafres, batata doce, girassóis, amores perfeitos e cravo da índia, maracujá, alfazema e alecrim, cravíneas.

Consociações: alface e fava;
penca, couve galega, alho francês, cebola e beterraba;
tomate, meloa, melão, pepino
(ver croqui)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

De todos os produtos mencionados, já foram feitas colheitas na maioria de quantidades < a 1kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são utilizados nas atividades de culinária desenvolvidas na SAE (Sala de Apoio Especializado). Bolo de espinafres, arroz de favas com chouriço, caldo verde, quiches , saladas, chás e sopas. Venda nas feiras da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe um bidão plástico onde essa água é armazenada e a rega é feita duas a três vezes por semana, dependendo das condições climatéricas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, é feita. Sempre que foi necessário. Após o início do tratamento o combate foi feio de 15 em 15 dias.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Na praga do piolho foi utilizada água e sabão e infusão de urtiga. Para o cachonilhas utilizamos óleo e água e sabão. O míldio e o oído foram combatidos com a solução de bicarbonato de sódio diluído em água. Usamos ainda as cascas de ovo para os insetos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola envolvendo a comunidade educativa. Foi realizada uma vez. Envolveu toda a escola, os alunos estavam destacados por turnos e responsávéis pelas vendas dos produtos. Os alunos também fizeram trabalhos com materiais reutilizados para serem vendidos na feira, valorizando o ambiente e promovendo a sustentabilidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos.
Uma vez por semana é realizada uma receita, envolvendo 5 a 6 pessoas para a sua realização. Os alunos participam ativamente na preparação dos ingredientes, partir legumes, mexer, provar para temperar. Estas atividades são de enorme impacto na comunidade já que os alunos replicam as receitas em casa, promovendo a autonomia e independência dos mesmos e aquando da degustação das receitas promove-se as relaçoes socias e entre pares e momentos de convívio e partilha.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta

A horta foi utilizada para diferentes aulas. Na disciplina de matemática foram realizadas medições de comprimentos dos lados para cálculos de perímetro e áreas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O desenvolvimento desta horta promoveu o sentido de responsabilidade, partilha e entreajuda, já que todos têm a noção de que a horta depende deles e por isso todos trabalham para um bem comum. A maioria dos trabalhos são realizados pelos alunos com medidas adicionais daí a promoção da valorização do trabalho feito por estes alunos.

15.1. Link para a página da horta:

https://ecoescolas.aeperafita.pt/