Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As familias ofereceram algumas das plantas que foram semeadas e plantadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As hortas comunitárias e escolares não só fornecem alimentos frescos e saudáveis, mas também desempenham um papel crucial na educação, no fortalecimento comunitário, e na promoção de um estilo de vida sustentável e ativo. São ferramentas poderosas para construir comunidades mais coesas e saudáveis, e para preparar os alunos para se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis.
As alunos ao verem as plantas a crescerem valorizam o setor primário da sociedade e experimentam sabores diferentes sem pesticidas nem herbicidas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Bio-horta é dividida por 4 turmas, 3 da pré e uma do 1. ano. Semanalmente os alunos visitam a horta, para verificarem o crescimento e desenvolvimento das plantas. As funcionárias regam, quando é necessário.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação adequada do solo é crucial para o desenvolvimento saudável das plantas. Ao seguir estes passos de limpeza, mobilização e fertilização, garante-se que o solo esteja nas melhores condições para suportar o crescimento vigoroso das culturas, resultando numa horta produtiva e sustentável.
A preparação adequada do solo é crucial para o desenvolvimento saudável das plantas. Ao seguir estes passos de limpeza, mobilização e fertilização, garante-se que o solo esteja nas melhores condições para suportar o crescimento vigoroso das culturas, resultando numa horta produtiva e sustentável.
A preparação do solo é uma etapa fundamental para o sucesso de uma horta, garantindo um ambiente adequado para o crescimento das plantas. A preparação envolve várias etapas, como a limpeza, a mobilização e a fertilização do solo.
1. Limpeza do Solo
Objetivo: Remover resíduos, ervas daninhas e outros materiais indesejáveis que possam interferir no crescimento das plantas.
Passos:

Remoção de Detritos: Retire pedras, galhos, lixo e qualquer outro tipo de detrito presente na área a ser cultivada. Arranque das ervas daninhas manualmente ou uso de ferramentas como enxadas.
2. Mobilização do Solo
Objetivo: Melhorar a estrutura do solo, permitindo uma melhor penetração das raízes, aeração e drenagem.

Passos:
Lavração: Utilizou-se enxadas para lavrar o solo. Este processo ajuda a quebrar torrões grandes e a descompactar o solo.
Em janeiro mudamos toda a terra, com o apoio das professoras, depois fez-se sementeiras e plantações de diferentes plantas hortículas. Como choveu muito teve de se fazer replantação, uma vez que a humidade foi tanta que algumas plantas não sobreviveram.






8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de cascas de fruta e borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, ervilha, fava, espinafre, couve galega, pepino, tomate, malagueta, pimento, cidreira, alfazema, acelgas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos das turmas tiveram a oportunidade de saborear alguns dos produtos, fazendo saladas (alface, ervilhas, favas cozidas), comendo os morangos,...

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com garrafões cortados que servem de armazenamento de água. Mas como este ano foi muito chuvoso, quase nem foi necessário regar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O maior problema encontrado foram os caracois. Colocou-se sal à volta das plantas para afastar os caracois.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Anelídeos (minhocas) e insetos(abelhas).

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Na cantina realizaram-se saladas com alface, ervilhas cozidas e de sobremesa morangos da Bio-horta. Até ao momento realizou-se uma atividade para quarenta alunos do pré escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos e uma turma de 20 alunos do 1. ano, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. A atividade foi desenvolvida por 3 professoras e 3 funcionárias.
O impacto que teve foi que os alunos e crianças tiveram consciencia da importância da alimentação saudável e da importância de plantar, trabalhar para produzir os proprios alimentos. Uma lição que levaram para casa e irão certamente transmitir aos pais. Esta atividade apresentou momentos interessantes uma vez que, alguns alunos nunca tinham provado ervilhas /favas cozidas, o que se transformou numa aprendizagem significativa e inesquecível.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Na turma do 1 ano, com 20 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos, realizou-se um concurso de fantoches para enfeitar a Bio-horta, utilizando a Política dos 3 Rs com materiais reutilizáveis, nas aulas de expressões artísticas. Os alunos aprenderam que se podem utilizar materiais já usado e construir materiais novos, utilizando a imaginação e a criatividade.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Realizaram-se várias aulas de campo, quinzenais , nas aulas de estudo do meio, para os alunos semearem e plantarem diferentes espécies de plantas e poderem estudar desenvolvimento do crescimento. Nas 4 turmas, para quarenta alunos do pré escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos e uma turma de 20 alunos do 1. ano, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. A atividade foi desenvolvida por 3 professoras e 3 funcionárias. Os alunos aprenderam por observação direta os conteudos programáticos sobre o desenvolvimento das plantas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este ano foi bastante atipico, uma vez que houve muitos dias de chuva, o que fez com que tivessemos de desmarcar bastantes aulas que seriam práticas e tornaram-se teóricas. Mas todos os alunos gostam muito de ir à horta, e de fazer trabalhos práticos sobre plantas. A bio-horta é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral das crianças, proporcionando-lhes aprendizagens valiosas e experiências enriquecedoras. Ao cultivar uma horta, as crianças não só adquirem conhecimentos práticos e teóricos, como também desenvolvem uma consciência ecológica e hábitos saudáveis que poderão acompanhar-lhes por toda a vida.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100035435246475