Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As alunos ao verem as plantas a crescerem valorizam o setor primário da sociedade e experimentam sabores diferentes sem pesticidas nem herbicidas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação adequada do solo é crucial para o desenvolvimento saudável das plantas. Ao seguir estes passos de limpeza, mobilização e fertilização, garante-se que o solo esteja nas melhores condições para suportar o crescimento vigoroso das culturas, resultando numa horta produtiva e sustentável.
A preparação do solo é uma etapa fundamental para o sucesso de uma horta, garantindo um ambiente adequado para o crescimento das plantas. A preparação envolve várias etapas, como a limpeza, a mobilização e a fertilização do solo.
1. Limpeza do Solo
Objetivo: Remover resíduos, ervas daninhas e outros materiais indesejáveis que possam interferir no crescimento das plantas.
Passos:
Remoção de Detritos: Retire pedras, galhos, lixo e qualquer outro tipo de detrito presente na área a ser cultivada. Arranque das ervas daninhas manualmente ou uso de ferramentas como enxadas.
2. Mobilização do Solo
Objetivo: Melhorar a estrutura do solo, permitindo uma melhor penetração das raízes, aeração e drenagem.
Passos:
Lavração: Utilizou-se enxadas para lavrar o solo. Este processo ajuda a quebrar torrões grandes e a descompactar o solo.
Em janeiro mudamos toda a terra, com o apoio das professoras, depois fez-se sementeiras e plantações de diferentes plantas hortículas. Como choveu muito teve de se fazer replantação, uma vez que a humidade foi tanta que algumas plantas não sobreviveram.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
O impacto que teve foi que os alunos e crianças tiveram consciencia da importância da alimentação saudável e da importância de plantar, trabalhar para produzir os proprios alimentos. Uma lição que levaram para casa e irão certamente transmitir aos pais. Esta atividade apresentou momentos interessantes uma vez que, alguns alunos nunca tinham provado ervilhas /favas cozidas, o que se transformou numa aprendizagem significativa e inesquecível.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: