saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Mais de 14 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
80 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Cidadania e Desenvolvimento e Ciências da Natureza.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
15
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Aulas dadas na horta, visita de campo à horta por parte de algumas turmas, integração no espaço da horta dos alunos da Educação Especial e respetivas docentes, atividades na horta na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento - domínio agricultura sustentável ( ODS 12 - Consumo e produções responsáveis) , recolha e distribuição de alimentos produzidos por elementos da comunidade educativa e visita ao espaço de elemento da direção da escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No período de aulas a instalação de culturas e sua manutenção fica a cargo dos Coordenadores do Clube do Ambiente/Eco Escolas e de um ou outro professor disponível. Alguns alunos, nomeadamente os que frequentam a Educação Especial têm a tarefa de passar pela horta regularmente para a cuidar e ver se precisa de regas e outras manutenções. existe um funcionário que na ausência de alunos também vai dando uma ajuda.. Em período de férias a manutenção fica a cargo da chefe do pessoal auxiliar que distribui tarefas e do coordenador do Clube, que sempre que pode vai à horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza, preparação e mobilização do solo é feita manualmente. Fertilização, apenas proveniente da compostagem.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas de plantas folhosas, corte de relva, infestantes provenientes da monda manual e resto/aparas de alimentos cruz e cascas de ovos esmagadas provenientes da cozinha.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Diferentes variedade de couves, ervilha, fava, alface, alho, cebolinho, salsa, tomate, pimento e batatas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Diferentes variedade de couves - 30 kg;
Ervilha - 10 Kg;
Alface - 50 unidades,
Alho/cebolinho/ cebola - 15 kg;
Batatas - 100 kg (estimativa, uma vez que as batatas ainda não foram colhidas. A plantação foi atrasada devido à construção de um charco pedagógico nas imediações da horta, o que aliás destruiu todas culturas de primavera- verão que estavam na horta, nomeadamente a cultura de: abobora, pimento, tomate, alface, curgete, pepino e cebola. Por isso não vamos ter colheitas desta variedades. Apenas a cultura da batateira da foi afetada, por estar na extremidade da horta e não ser tão afetada.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Alguma das espécies são utilizadas na cantina, nomeadamente plantas ornamentais/aromáticas. este ano a variedade de couves (plantações de inverno) foram distribuídas na escola por professores, funcionários e alunos.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Utilizamos apenas água de poço, regamos só quando necessário pelo pé - rega localizada e a horas mais convenientes, pela manhã ou ao final da terra.. Por vezes recuperamos alguma água das chuvas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, mas como aparecem poucas doenças e pragas nas nossas culturas e quando aparecem são eliminadas pelos elementos permanentes do Clube, professores e funcionários e por alguns insetos auxiliares que por lá vão aparecendo.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A nossa horta pedagógica serve muitas vezes de "sala" para lecionarmos as aulas das disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento. Durante o ano letivo passam pela nossa horta pedagógica muitos dos elementos que compõem a comunidade escolar do Agrupamento, como: professores de diversas áreas, alunos, funcionário e elementos da direção e da autarquia. Durante uma vez por semana passam pela nossa horta para realizarem atividades práticas ou simplesmente para terem uma aula. Pelo menos 140 alunos que frequentam a disciplina de CD, passam pela horta de vez em quando, não podendo contabilizar ao certo mas 1 ou 2 vezes por mês e bem possível que sim.
Atividade 2:
Descrição:
Uma vez por semana, durante todo o ano letivo realizamos atividades de campo/horta com os alunos da Educação Especial (alunos com necessidades especiais) e colaboradores da Educação Ambiental.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta pedagógica serve para muitos dos alunos do Agrupamento tomarem contato coma natureza e ver in loco alguns dos produtos que consomem em casa e na cantina. A horta desperta para a consciência da importância de se produzirem alimento de uma maneira sustentável e sem adição de químicos. Para alguns alunos serve para tomar contato pela primeira vez com uma horta, nomeadamente alunos do 2 ciclo. Este contato com a horta serve também para os alunos mais pequeno poderem observar e classificar os produtos produzidos na horta. A horta também para a "curiosidade" porque muitos alunos passam por lá só para verem o que lá esta, e isto não deixa de ser positivo.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/share/Q76tj6F4c4gHSXci/ https://www.facebook.com/share/p/Yb4p3idrSw1a2gsf/ https://www.facebook.com/share/p/rBBdwZUvHZsbPmki/ https://www.facebook.com/share/p/yabGN4GFGHPCHtzP/