saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
8 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Cidadania e Desenvolvimento, Matemática, Português e da área tecnológica dos Cursos de Educação e Formação.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
16
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Nomeadamente fornecendo plantas e sementes para a horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Vontade e procura de muitos alunos em participar no projeto da horta; em anos anteriores, cobertura no direto do programa da RTP “Praça da alegria”; notícia no jornal de Aveiro; divulgação nas redes sociais. Tratando-se de uma horta comunitária, houve a participação da comunidade na partilha de conhecimento e aprendizagens relativas ao desenvolvimento de competências no âmbito da "Cidadania e Desenvolvimento, bem como a participação no rastreio dos parâmetros de saúde geral ("Mais saúde na Horta"), em que se incentivou a bons hábitos de alimentação saudável e sustentável, bem como de prática de exercício físico.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Calendarização das tarefas a desempenhar na horta e seleção dos alunos destacados para a Horta. Todos os alunos das equipas de CEF participam no desenvolvimento/manutenção da horta, de forma direta e indireta, tanto na construção do compostor, das cercas, como na criação do sistema de rega gota-a-gota (em desenvolvimento), bem como a instalação do painel fotovoltaico, que permita a alimentação deste sistema de rega (também em desenvolvimento).
7. Como é feita a preparação do solo?
A melhoria das propriedades físicas do solo é feita através de técnicas tradicionais como cavar, sachar e outras técnicas para preparar e limpar o terreno. Fertilizamo-lo com adubo de cavalo e/ou outros animais, cinza e também da produção de húmus (processo de compostagem).
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Resíduos orgânicos da cantina da escola; borra de café; terra para plantas. Utilização de minhocas para a implementação da vermicompostagem. Existe uma brigada responsável pela pesquisa de informação relacionada com a compostagem, assim como pela divulgação de hábitos de alimentação saudável e sustentável.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Contentor de compostagem, cercas que demarcam da área, passadiços, sinalética com nome do cultivo. As Culturas instaladas: Alface; Tomate coração e de Cacho; cereja, piripiri, malaguetas, pepinos, pimentos (verdes, amarelos e vermelhos), Courgette; Beringela, morangueiros e cebola roxa.louro, ervas aromáticas, tais como oregãos, mangericão e salsa, que são também boas para prevenir o aparecimento de pragas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
50 kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos são vendidos dentro da comunidade, com o objetivo de angariar fundos para sustentar o seu próprio desenvolvimento da horta.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A recolha da água da chuva é feita através da canalização para um poço que posteriormente é utilizada na rega.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A recolha da água da chuva é feita através da canalização para um poço que posteriormente é utilizada na rega. Como referido anteriormente, foi projetado um sistema de rega gota-a-gota para implementar na Horta brevemente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis. As pragas são combatidas com borra do café, cascas de ovo e cinzas, bem como a utilização de ervas aromáticas, tais como o mangericão.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Nada a registar.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Concorremos com o nosso "Projeto de Eficiência Energética para Horta Comunitária", um projeto piloto, em que envolvemos cerca de 20 juvenis das equipas de CEF. Este projeto consiste na produção e instalação de sistema de rega gota-a-gota alimentado com um painel fotovoltaico, para a irrigação da nossa horta. Para além de evidências do envolvimento dos juvenis neste projeto, que iniciou no ano letivo transato, foi necessária a produção de um vídeo, um dos produtos finais da candidatura. O vídeo consiste num pequeno resumo do projeto: Problema que estão a solucionar, e qual a solução encontrada; principais ações desenvolvidas; principais resultados, como permite uma redução de consumo energético, etc. O vídeo que foi a concurso encontra-se publicado no youtube: https://youtu.be/jBQpkAoKb_k
Atividade 2:
Descrição:
No âmbito do trabalho realizado na Horta, criou-se um espaço especial dedicado às ervas aromáticas: o Cantinho das Ervas Aromáticas. Aqui, cultivamos com carinho salsa, manjericão e orégãos, três ervas essenciais, que não só enriquecem os nossos pratos, mas também trazem benefícios para a saúde e o bem-estar. Os orégãos são conhecidos pelo seu sabor forte e picante, sendo um ingrediente indispensável em molhos de tomate, marinadas e pratos italianos. Esta erva é rica em antioxidantes e compostos fenólicos que possuem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Os orégãos também são uma boa fonte de fibras, ferro e manganês, contribuindo para a saúde digestiva e a imunidade. A salsa é uma erva versátil, amplamente utilizada na culinária para adicionar frescura e um toque de sabor a uma variedade de pratos. Rica em vitaminas A, C e K, é também conhecida pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, a salsa é excelente para a saúde digestiva e pode ajudar a combater o mau hálito. O manjericão, com o seu aroma doce e picante, é um ingrediente chave em muitas receitas mediterrâneas, especialmente nas pizzas e massas. Esta erva é rica em antioxidantes e possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. O manjericão também é uma boa fonte de vitamina K e manganês, ajudando na saúde óssea e na regulação do açúcar no sangue.
Atividade 3:
Descrição:
Na horta comunitária, os juvenis da brigada da horta dedicaram-se com entusiasmo ao cultivo de uma grande variedade de vegetais e legumes. Entre alfaces, courgetes, beringelas, pimentos verdes, amarelos e vermelhos, salsa, pepinos, malaguetas e piripiri, e até mesmo um loureiro, cada planta é cuidada com carinho e atenção. Neste espaço coletivo, os jovens aprendem não apenas sobre agricultura e horticultura, mas também sobre trabalho em equipa, responsabilidade e respeito pela natureza. A horta não é apenas um local de produção de alimentos saudáveis, mas também um ambiente de aprendizagem prática, onde os juvenis fortalecem laços comunitários e cultivam valores de sustentabilidade e resiliência, sendo também um espaço intergeracional.
15. Outros aspetos de realce da horta:
No âmbito do projeto Eco-Escolas, a Escola Profissional de Aveiro (EPA) criou o projeto da Horta de Intervenção. Todos os dias tentamos educar com sentido os nossos alunos para promover a mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, preparando os jovens de hoje, os adultos de amanhã para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais. Na horta não são apenas plantadas as sementes que germinam na terra, mas também as sementes de como trabalhar em equipa, o respeito pelos outros, comunicar corretamente e as boas práticas de convivência, a capacidade de adaptarem a novas circunstâncias e desafios, aplicando medidas de sustentabilidade e respeito ambiental. Nesta escola de oportunidades todos os espaços são locais de aprendizagem essenciais e desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Monitorização dos hábitos de vida dos utentes da comunidade do bairro; Redação pelos alunos de testemunho refletivo individual sobre a pertinência da participação nesta experiência de cariz pedagógico, social e solidário.
15.1. Link para a página da horta: