Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB1 da Quinta- Balasar (Póvoa de Varzim)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Dar a conhecer a origem de espécies vegetais.
Divulgar aos alunos e famílias as espécies de produtos agrícolas da região e a importância da produção, cultivo e colheita de produtos biológicos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Adicionar composto orgânico, matéria vegetal em decomposição ou estrume bem curtido ao solo para melhorar sua estrutura, fornecer nutrientes e reter a humidade.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Semanalmente, por turmas, através da visualização e desenvolvimento das plantas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Para o piolho: Foram combatidas através da utilização de plantas repelentes de pragas tais como: alho, salsa e cidreira.
Para lesma e caracol: Manter a horta limpa; Espalhar bicarbonato de sódio e/ou canela; Montar armadilhas pela horta; Colocar cascas de ovo, cinzas e café na terra.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Ter essas preferências anotadas numa lista.
Uma pesquisa sobre o que é preciso para plantar (a época certa de colher de cada vegetal, o tempo de cultivo etc.).
Ver o espaço, instrumentos, preparo da terra (bem como alguns buracos para receber as mudas), os cuidados com as mudas, etc.
Pedir a doação de mudas para as famílias ou comunidade.
Convite de alguém da escola ou da comunidade que entenda de horta para estar presente no momento da atividade, contribuindo com as experiências das crianças.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: