Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB Bairro da Comenda (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3anos

2. Área aproximada da horta (m²):

5 a 6 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

35

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias têm colaborado fornecendo plantas (mudas de hortícolas), preparação da vedação com canas, apoio na preparação de canteiros (colocação da estrutura).
Também para as vendas dos produtos colaboraram com a oferta de laranjas e limões, havendo assim partilha das produções.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A existência da horta permite este intercambio escola-família, partilha de experiências intergeracionais.
Confere nos alunos o sentido de pertença, responsabilidade e oportunidade de trabalho colaborativo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita por alunos das várias turmas, principalmente na parte de limpeza de canteiros, colocação de novas plantas e verificação de pragas.
Semanalmente vão monitorizando as condições de limpeza em pequenos grupos das várias turmas, principalmente os alunos de 2.º e 3.º ano.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os canteiros começaram por ser limpos, retiradas pedras, ervas daninhas e raízes principalmente do lodão-bastardo, que se espalham pela área de cultivo, uma vez que está situado sobre esta zona.
Foi fertilizado com substrato biológico.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem reiniciou-se este ano, pois alteramos a localização do compostor. A compostagem é feita com cascas de fruta dos lanches escolares, das folhas de de algum material lenhoso das árvores do pátio e de resíduos vegetais da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano temos cultivado, alfaces, couves (couve-flor, coração de boi, brócolos couve portuguesa), tomateiros, chuchu, rúcula, espinafres.
Mantemos a erva-príncipe e erva cidreira, hortelã, orégãos, salsa, coentros, poejos e salva.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 kg aproximadamente

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta tem sido utilizados em para consumo da comunidade, ou nas vendas ocasionais, produção de produtos na escola (bolos, saladas)

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega quando não chove é feita no período da manhã pela fresca, principalmente por uma assistente operacional. Também em alguns momentos os alunos colaboram nesta tarefa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Na monitorização semanal que é feita pelos alunos, é verificada a existências de pragas.
O que tem surgido são caracóis e lagartas que são retiradas manualmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os vários momentos de venda dos produtos da horta, deixa sempre os alunos muito entusiasmados. Desde a recolha dos produtos, a preparação das vendas, ao intercambio com os familiares para a compra dos mesmos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta tem vindo a crescer, os dois canteiros/caixotes de madeira colocados este ano , permitiram melhor qualidade de produtos, variados e sempre que possível da época.

15.1. Link para a página da horta: