Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral (Celorico da Beira)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Suscita muito interesse por parte da comunidade escolar, nomeadamente, no que diz respeito à identificação de algumas espécies cultivadas.
Envolve diretamente alunos abrangidos por medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A supervisão e acompanhamento das tarefas compete à equipa coordenadora do Programa Eco-Escolas, a qual providencia, atempadamente, todos os materiais, equipamentos e produtos necessários.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
O desafio da construção do Espantalho foi lançado aos alunos da turma B do nono ano de escolaridade, na disciplina de Oferta Complementar.
Os alunos gostaram muito da ideia, uma vez que é um elemento comumente observado nos terrenos agrícolas da região, a “vigiar” as colheitas e prontificaram-se a colaborar no desafio.
Os materiais usados na construção do Espantalho foram os seguintes: madeira, tecidos, lãs, plásticos, roupas usadas, botões, adereços (todos os materiais foram reciclados/reutilizados).
Colaboraram também na atividade dois alunos do Centro de Apoio às Aprendizagens e os respetivos docentes que lhes dão apoio.
Os alunos propuseram um nome para o espantalho: Arnaldo.
O Espantalho foi colocado na Horta da Escola no Dia Mundial da Terra, 22 de abril, inserido nas atividades dos Global Action Days.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os dois docentes que acompanham estes alunos em atividades de promoção da aprendizagem, disponibilizam alguns tempos letivos para desenvolverem atividades na horta, nomeadamente, as que se prendem com as sementeiras e plantação, a manutenção da horta e do compostor.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Aproveitámos uma parede junto à horta para fazer a identificação da mesma, "Horta Sacadura Cabral", com um desenho muito bonito.
Adquirimos algumas alfaias e uma mangueira de rega mais eficiente.
Fizemos arranjos no interior da casinha dos arrumos.
A horta tem um enorme potencial pedagógico que urge aproveitar, agora que a fase da instalação está superada.
15.1. Link para a página da horta: