Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral (Celorico da Beira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Três anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

42

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Tecnológica.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

É um dos locais escolhidos para fazer parte do roteiro de visitas, sempre que alguém visita a nossa Escola pela primeira vez.
Suscita muito interesse por parte da comunidade escolar, nomeadamente, no que diz respeito à identificação de algumas espécies cultivadas.
Envolve diretamente alunos abrangidos por medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É realizada por docentes nas horas letivas e não letivas, acompanhados por alguns alunos.
A supervisão e acompanhamento das tarefas compete à equipa coordenadora do Programa Eco-Escolas, a qual providencia, atempadamente, todos os materiais, equipamentos e produtos necessários.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início da plantação o solo é cavado, dividido em partes para semear ou plantar diferentes produtos. A fertilização é feita com os produtos do compostor e adubo natural.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um compostor onde são colocados todos os detritos retirados da horta, nomeadamente ervas e restos de plantas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves de diversos tipos (Galega, lombarda, coração, rabano), alfaces, favas, ervilhas, cebolinho, salsa, coentros, tomates, pimentos, morangos, framboesas, girassóis, carvalhas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São consumidos na cantina quando a quantidade é suficiente e distribuídos por professores e funcionários.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão é feita de forma criteriosa com a água de um poço que fica adjacente à Horta e no qual está instalada uma bomba. Este ano foi adquirido equipamento de rega novo que permite poupar água durante as regas. Estas são feitas, de acordo com as necessidades, por funcionários e professores, de acordo com uma escala, sempre no final do dia, após as 17.00h, altura em que os alunos saem das aulas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Com produtos naturais. nomeadamente, água com sabão e vinagre.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Espantalho da Horta.
O desafio da construção do Espantalho foi lançado aos alunos da turma B do nono ano de escolaridade, na disciplina de Oferta Complementar.
Os alunos gostaram muito da ideia, uma vez que é um elemento comumente observado nos terrenos agrícolas da região, a “vigiar” as colheitas e prontificaram-se a colaborar no desafio.
Os materiais usados na construção do Espantalho foram os seguintes: madeira, tecidos, lãs, plásticos, roupas usadas, botões, adereços (todos os materiais foram reciclados/reutilizados).
Colaboraram também na atividade dois alunos do Centro de Apoio às Aprendizagens e os respetivos docentes que lhes dão apoio.
Os alunos propuseram um nome para o espantalho: Arnaldo.
O Espantalho foi colocado na Horta da Escola no Dia Mundial da Terra, 22 de abril, inserido nas atividades dos Global Action Days.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Acompanhamento de alunos abrangidos por medidas de suporte à aprendizagem e inclusão.
Os dois docentes que acompanham estes alunos em atividades de promoção da aprendizagem, disponibilizam alguns tempos letivos para desenvolverem atividades na horta, nomeadamente, as que se prendem com as sementeiras e plantação, a manutenção da horta e do compostor.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

No presente ano letivo acrescentámos à horta um espaço destinado à sementeira de flores diversas, o qual já se encontra tratado.
Aproveitámos uma parede junto à horta para fazer a identificação da mesma, "Horta Sacadura Cabral", com um desenho muito bonito.
Adquirimos algumas alfaias e uma mangueira de rega mais eficiente.
Fizemos arranjos no interior da casinha dos arrumos.
A horta tem um enorme potencial pedagógico que urge aproveitar, agora que a fase da instalação está superada.

15.1. Link para a página da horta: