Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Jardim-Escola João de Deus - Matosinhos (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há três anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

A horta é constituída por quatro ou cinco hortas verticais elevadas.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

69

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

-Alguns dos produtos hortícolas obtidos foram consumidos pelos alunos.
-Os alunos aprenderam a cultivar alimentos saudáveis e a cuidar da terra. Além disso, tiveram momentos de aprendizagem ao ar livre, mantendo uma relação mais próxima com a natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é dinamizada pelas professoras responsáveis. Os alunos são divididos por grupos e tarefas. Cada grupo de alunos é responsável por uma determinada tarefa: o grupo da rega, o grupo da limpeza da terra, o grupo de manutenção, etc. Dado o elevado número de alunos a participar, as professoras elaboram uma espécie de escala, para que todos possam participar na manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No início do ano foram plantadas couves lombardas. A meio do ano plantaram-se pepineiros, pimenteiros, ervas aromáticas (salsa, manjericão) e feijão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

6 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta foram consumidos. Foram confeccionadas sopas com as couves, por exemplo.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita pelas professoras, pelos alunos e pelos funcionários responsáveis.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, é feita a monitorização de pragas e doenças. Todas as semanas o funcionário responsável verifica se há necessidade de intervenção.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: