saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
No ano letivo 2022 / 2023, com paletes de madeira, doadas por uma empresa da localidade, foram elaborados canteiros na horta, para que se pudesse melhorar a fertilidade do solo e aumentar o consumo de produtos biológicos pelas crianças e alunos da escola.
2. Área aproximada da horta (m²):
Aproximadamente 48 m².
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
Todos os professores da escola estão envolvidos, num total de 22.
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Relativamente às crianças do pré-escolar, será a área de Conhecimento do Mundo e relativamente ao primeiro ciclo será Cidadania e Desenvolvimento e Estudo do Meio, bem como nas atividades de AEC e OTL.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
Pré-escolar- 54 crianças; primeiro ciclo - 63 alunos.
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
Todos os funcionários da escola estão envolvidos, num total de 19 elementos, incluindo as cozinheiras, que desempenham funções na cozinha, concessionada a uma empresa privada e pelo jardineiro (quando há disponibilidade).
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Algumas culturas da horta foram plantadas por encarregados de educação, em anos anteriores, como os araçaleiros, a cana sacarina, a pimpineleira, as bananeiras (que estão noutro espaço) e algumas plantas foram cedidas pelos encarregados de educação (morangueiros, diferentes espécies de couves, flores (tagetes e amores-perfeitos). A frequência da sua participação está sujeita aos diferentes desenvolvimentos que a evolução da horta vai apresentando e às atividades diversificadas que a escola desenvolve e apresenta, apelando à sua participação; para além disso, sempre que existem atividades comemorativas, as famílias são sempre convidadas a realizar uma visita à horta, a fim de verificarem a sua evolução ao longo do tempo.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta biológica é motivo de orgulho para a comunidade e para os alunos, para além de que as crianças e alunos adoram consumir os produtos da horta: araçais, morangos, cana-de-açúcar, goiabas, e as plantas mais sazonais: alfaces, alho-francês, cenouras, entre outras. Numa outra perspetiva, o cuidado continuado e a manutenção da horta simbolizam medidas de responsabilidade e de proteção para com o ambiente que nos rodeia, da mesma forma que representa um meio para consciencializar para a importância de consumo de produtos naturais e/ou produzidos com a maior sustentabilidade possível.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta encontra-se dividida em canteiros e cada canteiro está atribuído a uma turma, incluindo os grupos da educação pré-escolar, que realiza as respetivas mondas e regas, semanalmente. A manutenção maior, por exemplo mondas da cana-de-açúcar, são realizadas pelo jardineiro (quando disponível, pois este exerce funções nas várias escolas do concelho) e pelas assistentes operacionais, rotativamente.
7. Como é feita a preparação do solo?
Como acima referido, este ano letivo conseguimos solo fértil, que foi misturado com o composto obtido no ano anterior, numa atividade realizada entre a Coordenação do Programa Eco-Escolas e todos os grupos/turmas; para além disso, uma das docentes da escola desempenha um papel de destaque nesta área, assim como na da compostagem, assumindo as ligações entre estas atividades e os alunos/crianças/restante comunidade escolar, através da transmissão e partilha de conhecimentos/experiências.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é realizada com os materiais do jardim e da horta (ervas e folhas secas das árvores), de serrim doado por uma empresa de carpintaria local, assim como com o aproveitamento das aparas de lápis, recolhidas em cada sala de aula, e cascas de alguns frutos/legumes, provenientes da cozinha.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Durante este ano letivo, e em alguns casos, dando continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente, encontram-se plantadas diversas espécies:
- araçaleiros;
- cana sacarina;
- bananeira (embora num outro espaço);
- morangueiros;
- diferentes espécies de couves;
- tomateiros;
- pimpineleiras;
- pitangueiras;
- maracujazeiro;
- fisális;
- alfaces;
- cenouras;
- milho;
- pepinos;
- pimentão;
- alho-francês;
- aloe-vera.
Também existem cultivadas algumas espécies de ervas aromáticas (chá e tempero):
- diferentes espécies de hortelã;
- segurelha;
- salsa;
- caninha/erva-príncipe/capim-limão;
- tomilho/tomilho-limão.
A plantação das tagetes foi pensada como forma de afastar a invasão de possíveis pragas e/ou infestações.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Não foram pesadas as canas-de-açúcar, mas foram muitas (mais de 20 kg) e todas foram consumidas pelas crianças / alunos da escola. Os araçais foram também todos consumidos e, apesar de não terem sido pesados, penso que ao longo do ano letivo, por volta de 2 ou 3 kg. As pimpinelas foram muitas, mas não foram pesadas (claramente mais de 10kg ao longo do ano). Os morangos são claramente poucos, apesar de terem sido plantados em maior quantidade e são consumidos pelos visitantes da horta, conforme vão amadurecendo. Já foram consumidas alfaces e algumas folhas de couve. As ervas de chá são muito usadas, bem como as ervas de tempero. As outras culturas ainda estão a crescer.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta são para consumo dos alunos e crianças.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega da horta biológica é realizada pelas turmas, acompanhadas pelos respetivos professores titulares e das atividades de enriquecimento do currículo, de forma semanal, tendo em conta o seu horário previamente definido; em determinadas situações, também cabe ao pessoal não docente, essa gestão.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita a monitorização das pragas e/ou doenças durante as regas ou mondas realizadas pelas turmas, pelo jardineiro ou pelas assistentes operacionais. As visitas efetuadas, com frequência, permitem uma vigilância mais ativa.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Algumas couves apareceram com as folhas comidas; foram desenvolvidos esforços para tentar procurar os supostos responsáveis (lagartas) e afastá-los das referidas plantações. A plantação das tagetes foi pensada como forma de afastar a invasão de possíveis pragas e/ou infestações.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Embora não possamos considerar animais de criação ligados à horta propriamente ditos, existem algumas espécies que, a nosso ver, desempenham um papel fundamental na sua continuidade, como é o caso de borboletas da espécie “Monarca” que já há vários anos habitam na horta e nas suas redondezas.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No âmbito das atividades comemorativas do Dia Mundial da Terra e dos Global Action Days, incluídas no Programa Eco-Escolas, os alunos do primeiro ciclo e as crianças do pré-escolar da EB1/PE do Lombo dos Canhas tiveram a oportunidade de assistir a diferentes ações de sensibilização, proporcionadas pela empresa "Águas e Resíduos da Madeira, SA" (ARM), tendo em conta os temas "Compostagem doméstica" e "Valorizar os resíduos". Para além disso, puderam consumir, pela primeira vez, as alfaces plantadas em fevereiro, e a cana-de-açúcar, tão do seu agrado. Embora esta atividade se tenha realizado, de forma alusiva à comemoração da referida efeméride, o usufruto dos produtos da horta foi sempre sendo feito ao longo do ano, tendo em conta a evolução das culturas. Nesta atividade, estiveram envolvidos todos os elementos desta comunidade escolar, que puderam assistir às ações de sensibilização e/ou usufruir dos produtos recolhidos. Desta forma, conclui-se que esta atividade assumiu um impacto bastante positivo no seio de toda a comunidade escolar, no sentido de alertar para práticas/hábitos de valorização de espécies, de reaproveitamento de resíduos e de diminuição da pegada carbónica, através de ações de maior sustentabilidade para o planeta. Para além disso, poder usufruir diretamente daquilo que o Planeta nos oferece, é a melhor vantagem destas atividades/ações!
Atividade 2:
Descrição:
A realização de atividades experimentais, na componente do currículo de Estudo do Meio, apresenta-se como uma rampa de lançamento e uma oportunidade de concretização de algumas ideias que se tornam realidade, na horta biológica. Ao longo do ano, são realizadas variadas atividades experimentais que visam a consciencialização ambiental e a partilha de saberes/experiências e conhecimentos, que possibilitam a adoção de atitudes mais sustentáveis e ecológicas. Todos os alunos das turmas de primeiro ciclo puderam usufruir destas oportunidades, ao longo do ano. Uma destas iniciativas, com grande impacto a nível de toda a comunidade escolar, consistiu na preparação de adubo natural, cuja aplicação se revela ser uma estratégia fundamental e formidável, que possibilita o desenvolvimento de micro-organismos benéficos, cuja principal ação é aumentar ainda mais a qualidade das condições do solo, de forma natural e orgânica. Para tal, os alunos puderam, através de workshops realizados por uma docente da escola, experimentar e criar o adubo, que fertiliza os canteiros da horta, assim como tiveram oportunidade de poder levar para casa toda a informação necessária para, com as famílias, divulgar a iniciativa e expandir a prática, de forma a diminuir uso de adubos químicos. Os ingredientes utilizados para a sua constituição foram: borra de café, cascas de ovos (trituradas) e cinza; através da interdisciplinaridade (Matemática), solucionaram as doses certas, criaram este adubo natural e colocaram-no nas plantações da horta biológica. No dia Eco-Escolas e Dia da Família, foram oferecidos alguns frascos com adubo natural aos convidados / entidades presentes, de forma a alargar a oportunidade de passar a mensagem de que estes adubos, além da capacidade de retenção da água no solo, melhoram a estrutura do solo e previnem a erosão; para além disso, regulam a temperatura do solo, em dias ensolarados, o que é muito importante para o bom desenvolvimento das plantas, estimulando o desenvolvimento da biodiversidade no solo, como os microrganismos benéficos às plantas. O impacto mais significativo destas atividades, relaciona-se com o facto de que os alunos divulgam a mensagem de que são inúmeras as vantagens da utilização deste tipo de fertilizantes, que envolvem desde a produção até aos produtos, que chegam a casa dos consumidores livres de agroquímicos, para além dos benefícios ambientais (sustentabilidade), económicos (baratos) e técnicos (fáceis de criar).
Atividade 3:
Descrição:
A horta escolar pode e desempenha vários papéis na nossa comunidade escolar; acima de tudo, promove uma maior consciencialização para uma alimentação saudável e para uma maior consciência e responsabilidade ambiental – estes são os maiores objetivos deste projeto. Ao longo de todo o ano, as turmas de primeiro ciclo e os grupos da Educação Pré-Escolar, têm acesso a aulas facultadas no ambiente da horta, ou realizadas com base em elementos pertencentes àquele espaço. O facto de os alunos poderem ter acesso a diversas aulas (experimentais ou não), faz com que se impulsionem diversos projetos de educação ambiental, como é no caso da reciclagem de resíduos orgânicos, no processo de compostagem, e se incentivem hábitos alimentares mais saudáveis, pois quando os alunos percebem a origem dos alimentos e têm um maior contacto com eles, tendem a ter menos resistência em querer comê-los. No caso específico da compostagem, que é praticada ao longo de todo o ano, esta atividade permite conectar os alunos com a natureza da forma mais direta possível, mostrando-lhes como os resíduos orgânicos podem ser transformados, de forma que, estes, aprendam a valorizar os recursos e a entender o ciclo da vida. Para além disso, a prática da compostagem fornece uma educação multidisciplinar, pois esta estratégia de intervenção pode ser integrada em várias disciplinas, como Estudo do Meio / Conhecimento do Mundo, Matemática, Cidadania e Desenvolvimento, entre outras. Deste modo, podemos afirmar que este tipo de atividades facilitam o entendimento do significado de valor nutricional dos alimentos, melhorando a alimentação e consequentemente a saúde preventiva. O impacto que as aulas realizadas na horta (ou com base em elementos da horta) tem repercussões, também, ao nível da promoção do trabalho em equipa e na socialização, pois os alunos assumem diferentes tarefas e papéis no desenrolar das atividades, que lhes permitem a adoção de medidas colaborativas e cooperativas, com objetivos específicos. O facto de se proporcionarem experiências práticas, exploradas na área das ciências / Conhecimento do Mundo / Estudo do Meio, permite não apenas a observação de biodiversidade de plantas e insetos, como a exploração de atividades experimentais práticas ligadas aos temas abordados, expandindo o conhecimento dos alunos/crianças. Assim, conclui-se que o a oportunidade dada aos alunos / crianças de poderem ter aulas na horta, promove a cidadania ambiental, na medida em que transmite valores como o de que cuidar do meio ambiente é formar futuros cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/e.b.lombo.doscanhas.7 e https://www.facebook.com/ecoescolaseb1pelombodoscanhas/