saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Foi criada este ano letivo
2. Área aproximada da horta (m²):
55
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais e Educação Visual com o apoio da Educação Inclusiva
3.3. N.º de alunos envolvidos:
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Quando solicitadas contribuem com sementes, plantas e utensílios.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Criação de QR Code para as espécies existentes na horta pelos alunos;
- Manutenção, nomeadamente, rega, controle de ervas daninhas, apoio na plantação e colheita.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é feita fora dos tempos letivos dos alunos e em horas destinadas ao programa para os professores. Semanalmente uma das professoras da equipa juntamente com a professora da educação inclusiva e os alunos envolvidos, distribui as tarefas a realizar nessa semana.
7. Como é feita a preparação do solo?
Foi feita uma primeira limpeza de rochas e resíduos espalhados, posteriormente foi feita uma poda de algumas espécies já existentes que decidimos manter, nomeadamente, loureiros. Retiraram-se as ervas mais grosseiras e foi então fresado o terreno com o apoio da junta de freguesia. Posteriormente o terreno foi fertilizado com composto cedido por um encarregado de educação , à base de estrume de cavalo. Neste momento iniciou-se a compostagem com a instalação de um compostor e depósito de resíduos orgânicos provenientes da cantina e bar. O compostor foi cedido pela câmara municipal.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Deu-se início à compostagem há cerca de dois meses, quando chegou o compostor. Os resíduos orgânicos, nomeadamente, restos de cascas de legumes de confeção da sopa, restos de saladas e frutas. De registar que não há lugar ao depósito de restos de carne ou peixe.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Ervas aromáticas: manjericão, oregãos, erva azeda, alecrim, tomilho, hortelã, sálvia, salsa, lúcia-lima.
Legumes: favas, ervilhas de grão, couve roxa, batata, couve galega, feijão, espinafres.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Dado que a horta foi iniciada apenas no 2º período letivo, ainda está em fase de teste relativamente ao tipo de produtos que melhor se adaptam ao solo. Neste sentido, ainda não houve lugar à colheita da maioria dos produtos, até porque ainda não é o momento indicado para o fazer. Apenas se colheram ervilhas em pequena quantidade (inferior a 2 kg).
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
As ervilhas colhidas foram utilizadas na confeção de arroz na cantina.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Dadas as condições atmosféricas da zona onde habitamos, a rega tem sido maioritariamente feita com chuva. Pontualmente, a horta é regada com água da rede. De referir que foi já apresentado à direção do agrupamento e junta de freguesia um projeto para recolha e armazenamento de águas pluviais.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita a monitorização, sendo que, até ao momento não foi detetada nenhuma praga ou doença que ponha em causa as culturas. já que semanalmente há atividades com alunos na horta, a monitorização é feita em todos esses momentos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foi confecionado um arroz de ervilhas na cantina escolar.
Atividade 2:
Descrição:
Aulas de reconhecimento das espécies tradicionais pelos alunos da educação inclusiva.
Atividade 3:
Descrição:
Elaboração de QR Code para identificação e possíveis utilizações das plantas da horta.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: