Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica Francisco Torrinha (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro de 2019

2. Área aproximada da horta (m²):

< 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O contacto dos alunos/professores/técnicos operacionais nas tarefas da horta proporciona troca de saberes e o contacto com a terra. Os legumes da hortas são utilizados para a confeção de sopas e saladas na cantina da escola e os frutos colhidos são oferecidos aos alunos. Com a venda dos legumes junto da comunidade escolar são compradas novas plantas e ou sementes para futuras plantações e sementeiras.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Periodicamente e sempre que se justifique os responsáveis fazem a manutenção do espaço, preparando o solo para novas plantações/sementeiras, removendo ervas daninhas e outras tarefas. Os técnicos operacionais, sempre que possível, orientam e colaboram nestas tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo continua a ser sachado superficialmente, removem-se as ervas daninhas (colocadas posteriormente no compostor) e a fertilização é feita com o composto obtido e ainda com a utilização da borra de café do bar da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os resíduos vegetais resultantes da limpeza da horta/pomar e jardim.
Este ano reabilitou-se um compostor em que os alunos são desafiados a colocar o lixo orgânico por eles produzido no espaço escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas são hortícolas: alface, pencas, repolho, alho francês, cebolo, favas, cenouras, pimento tomate, feijão verde, alho, ervas aromáticas.. As consociações instaladas são ervas aromáticas no mesmo espaço do que as couves e as alfaces. Existe também nas bordaduras cravos charope.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alface - 4 kg, pencas 4 Kg, repolho 3 kg, , cebolo 5 kg, alho francês - 2 Kg; favas - 12 kg, (pimento, tomate, feijão verde, alho, couves) - ainda em desenvolvimento, ervas aromáticas - 5 molhinhos
Quantidades varáveis de morangos, framboesas, amoras, maracujá, lícias.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Oferta/venda à comunidade educativa
Confeção de sopa (1 por semestre) na cantina da escola

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada principalmente nos meses de maior calor, durante ao início do dia.
Este ano utiliza-se a água armazenada no reservatório construído para recolha das águas pluviais.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Por observação direta

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Existe um número considerável de pragas de lesmas e caracóis. Tem sido combatidas com sal espalhado nas zonas mais atacadas.
Com proximidade da praia tem-se verificado um aumento significativo da presença de gaivotas que destroem as diferentes culturas - construção e colocação de um espantalho.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeciona-se uma sopa por semestre na cantina da escola com recurso aos legumes da horta (utentes da cantina)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realizam-se aulas com os alunos de uma turma, sempre que os docentes consideram oportuno
Os alunos/professores deslocam-se à horta para fazerem a manutenção ( remoção de ervas daninhas, plantação e sementeira de novas culturas). Os técnicos operacionais, sempre que possível, orientam e colaboram nestas tarefas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Construção e colocação de um espantalho.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Tem-se procurado fazer a a manutenção do solo, tanto com o composto feito na escola como com o oferecido pelo parceiro -LIPOR. As culturas são feitas tendo em conta as características do solo.
A horta localiza-se num pequeno espaço atrás de um muro que lhe provoca sombra a maior parte do dia- a exposição solar não é a melhor.

15.1. Link para a página da horta: