Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB 2,3 D. Afonso, Conde de Ourém (Ourém)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Reforço da ligação à terra
Maior conhecimento de espécies vegetais e de práticas agrícolas, designadamente a biológica.
Consciencialização de que as matérias estudadas estão relacionadas com a vida prática.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semear plantar, pelos professores e alunos do cluve Eco-escolas
Mondar, sachar - pelos alunos, professores e funcionários
Regar - pelos alunos, professores e funcionários
Colher - alunos e professores
7. Como é feita a preparação do solo?
Preparou-se o terreno limpando e remexendo um pouco
Colocou-se um manto de 10-15 cm de terra vegetal e composto preenchendo a geometria definida.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Castanhos - ramos e folhas secas, restos de plantas (sem sementes das ervas daninhas), poucos guardanapos e pouca caruma
Depois de anos inativa, foi reiniciada em abril, agora em dois compostores.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Aguardamos a instalação de sistema de rega pelo munícipio, ainda este mês de maio.
Pediu-se intervenção do município para que no próximo ano letivo as águas da chuva de um telheiro com cerca de 20m de comprimento possam escorrer por uma caleira (a colocar) e dirigir-se a um reservatório, também a instalar, a menos de 10m da horta.
A rega tem sido feita a regador e a balde e, por vezes, por mangueira (espalhar em quase aspersão)
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis, retirados manualmente.
O pulgão surgiu na fava nesta semana de 13 de maio, no dia seguinte já estava acompanhado da presença de joaninhas. Hoje, dia 15 de maio, "praga" pois numa só planta, controlada.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Decorrerá também aula de matemática destinada a identificação das geometrias da horta, das áreas e do volume de terra colocado nos canteiros.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: