Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Aproximadamente 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências naturais, biologia e Físico química.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias não são envolvidas na nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos têm interesse em participar nas plantações da nossa horta. O impacto da nossa horta foi demonstrado na semana cultural da nossa escola onde uma parte significativa dos alunos da nossa escola participou em várias atividades dinamizadas pelo projeto Eco-Escolas.
Os alunos com necessidades educativas especiais também mantêm vários canteiros da nossa estufa onde vão cultivando os seus legumes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos professores envolvidos e alunos do clube que se preocupam em manter limpos os canteiros e as plantas devidamente regadas e cultivadas. Os alunos e professores envolvidos vão se revezando nas tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo e os canteiros da horta, numa fase inicial, são limpos de todas as ervas e plantas mortas. Posteriormente a terra é remexida e fertilizada com composto que é produzido no nosso compostor e depois preparada para receber as plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O composto é produzido a partir da recolha das folhas das árvores no outono e com os restos de legumes provenientes da cantina. O lixo orgânico proveniente do bar da escola também é colocado no compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos morangueiros, cebolas, couves e alfaces em consociação.
Temos também melancias, espinafres.
No interior da estufa temos tomateiros, pimenteiros, alfaces, beringelas, algumas ervas aromáticas, feijões, entre outras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 Kg aproximadamente, após a realização de todas as culturas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São trocados por produtos não perecíveis que são doados a instituições de caridade da zona.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega durante o período do dia em que não faz muito sol; de manhã ou ao fim da tarde e de forma a minimizar o consumo de água.
Atualmente estamos a testar uma nova forma de utilização de água mais ecológica em que é usado um processo de capilaridade e em que as plantas vão usando a água de acordo com as suas necessidades.
Também estamos a ultimar o processo de recolha das águas da chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Verificamos periodicamente a existência de pragas e doenças. As pragas que surgiram foram controladas recorrendo a processos biológicos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos um problema com as lagartas das borboletas nas couves que foram controladas usando farinha. As folhas foram cobertas com farinha o que de alguma forma afastou as lagartas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram realizadas atividades de plantação de legumes desenvolvidas pelas turmas do 8º ano, no âmbito da semana cultural, em que os alunos foram agrupados em grupos de 5. Cada grupo plantava um legume num vaso auto-irrigável que consiste em dois recipientes ligados por um cordel de algodão. Num coloca-se terra e noutro água. No recipiente com terra é colocada a planta que está ligado ao recipiente com água pelo cordel. A planta obterá a água de que necessita por capilaridade através do cordel de algodão.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividade com os alunos do 4º ano - "Descobrir a escola dos crescidos" - Construir um vaso auto-irrigável para agricultura biológica. Atividade realizada por 28 alunos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Recolha de Terra para a horta.
Os alunos deslocaram-se à mata nas proximidades da escola para recolher terra para plantarem as plantas nos vasos auto-irrigáveis.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta biológica é usada pelos alunos de ciências para estudarem fatores bióticos e abióticos e o desenvolvimento das plantas.
É usada também pelos alunos de educação especial para fins terapêuticos.

15.1. Link para a página da horta: