Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica da Ericeira (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Pré escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

145

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na altura de semearmos, as familias arranjam as sementes. Posteriormente, vão provando alguns alimentos que daí resultam (alfaces, salsa, coentros...)

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aprendizagens significativas relativamente ao cuidado de produtos e sua importância na nossa alimentação; a importância da recolha da água para rega, etc...

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em 6 talhões o que corresponde a 6 salas. Cada sala é responsável pela plantação e cuidado do seu espaço.

7. Como é feita a preparação do solo?

Cada grupo de crianças limpa o espaço correspondente à sua sala e fertilizam com os restos das cascas de fruta dos lanches da manhã, depois de irem para o compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de fruta (cascas e caroços) dos lanches das crianças.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, salsa, coentros, pimentos, morangos, tomate.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para prova das crianças e suas famílias

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada grupo organiza os seus recipientes (garrafões de plástico) e utiliza essa água no espaço correspondente à sua sala.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de bolo de alface.
Uma das salas cultivou poucas alfaces. Desse modo, o que resultou não era suficiente para partilhar por todos (crianças e famílias). Então tiveram a ideia de fazer bolo e biscoitos de alface.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
A explicação de conteúdos é sempre melhor assimilada, quando há exemplos concretos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A preparação da própria horta
As crianças adoram preparar o solo para plantarem. Todo o processo tem uma envolvente fabulosa para eles.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: