saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 3 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
30 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
9
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio e Cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos:
146
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
7
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias envolvem-se no projeto sempre que solicitados, para tratar da terra, fornecimentos de plantas, legumes ou hortaliça.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os produtos recolhidos na horta são servidos à hora do almoço, a todas as crianças que almoçam na EB (por exemplo: salada de alface e beterraba).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma é responsável pelo seu canto e respetivo asseio. Todos zelam pela vedação e espreitam o desenvolvimento dos produtos.
Os alunos do 3º ano têm a responsabilidade de verificarem se os bebedouros e comedouros, colocados no ano passado estão cheios.
Os alunos do Jardim de infância levam os «restos e cascas» para o compostor.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita pelos alunos e funcionárias / professoras e, quando o trabalho de limpeza exige mais ferramentas ou força, solicitamos a colaboração do pais /E.E.
Não é utilizada nenhuma fertilização química, apenas o que vem do compostor.
Para a rega reaproveitamos a água do depósito fornecido o ano passado pela Associação de Pais.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com as cascas da fruta escolar e restos da comida do refeitório. Os alunos do Jardim de infância levam os «restos e cascas» para o compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na horta tem: legumes (alface, couves, beterraba, etc) ervas aromáticas (hortelã, hortelã menta, alecrim, salsa, coentros, louro ) e frutos (morangueiros). Após a apresentação do Projeto «Cuscas» ( que pretende valorizar a importância das abelhas para o nosso Planeta e eco-sistema, no ano letivo 2022/ 23 os alunos fizeram a mascote, que foi colocada na entrada da horta e, foram plantados «jarros», girassóis e lavanda, que são plantas chamativas para a abelhas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta são utilizados na confeção de saladas e sopa para a hora de almoço dos alunos.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
No tempo de chuva, não se rega. Em tempo de sol, a rega é feita nas horas de menor calor, para ser mais eficaz.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização das pragas é feita pelas funcionárias.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Todos os anos é realizada ao sábado a Feira de Outono ( outubro ou novembro), com a total colaboração dos pais e da Associação de Pais. Toda a comunidade é informada, com cartazes e divulgação da atividade nas redes sociais da realização da Feira e, comparece.
Atividade 2:
Descrição:
Quando a fruta escolar é cenoura ou tomate, de modo a não ser desperdiçada, fazem-se saladas ou cremes / sopas. Quando os legumes ou frutos da horta estão prontos a comer, colhem-se e fazem saladas.
Atividade 3:
Descrição:
Quando na área de Estudo do Meio, os conteúdos abordados permitem os alunos vão à horta e lá aprendem novas matérias. Assiduamente os alunos deslocam-se à horta para observação e posterior desenho do que viram ou colhem produtos que a posteriori servirão de tintos para os seus trabalhos (AEC- Artes).
15. Outros aspetos de realce da horta:
Como a horta está no fundo do recreio e tem muitas árvores, os alunos em tempo de calor, procuram muito a sombra das árvores e gostam de brincar por perto.
15.1. Link para a página da horta: