Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Margaride (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

5m²+7m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

15

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

no 1º CEB, Estudo do meio e cidadania, No pré-escolar, a área do conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

220

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Envio de sementes e pequenas plantas. Pelo menos duas vezes no ano. Na altura das culturas de outono e na Primavera.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As hortas proporcionam uma oportunidade prática para os alunos aprenderem sobre agricultura, alimentos e nutrição. Também sobre diferentes tipos de vegetais, frutas e ervas aromáticas, bem como sobre os cuidados necessários para o seu cultivo.
Alem disso, o seu envolvimento promove hábitos alimentares saudáveis, à medida que aprendem sobre a importância de comer frutas e vegetais frescos e cultivados localmente.
Aprendem também sobre sustentabilidade, respeito pelo meio ambiente, a importância da compostagem, do uso eficiente da água e da redução do desperdício de alimentos.
Promove ainda habilidades sociais, como o trabalho em equipa, comunicação e resolução de conflitos. Os alunos aprendem a colaborar e a partilhar responsabilidades enquanto cuidam da horta juntos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada professor na sala, designa a equipa responsável, pela sua parte na horta. Garantindo que todos os alunos tenham oportunidade de participar.
São estabelecidos horários regulares para a manutenção da horta, normalmente ocorrem logo pela manhã. Isso pode incluir regar as plantas, remover ervas daninhas. Quando há necessidade de plantar novas mudas ou colher os alimentos, toda a turma se reúne.
O professor ou auxiliar responsável, supervisionam as atividades e fornecem orientação aos alunos, especialmente quando se trata de tarefas que envolvem ferramentas ou procedimentos específicos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Removeram-se quaisquer detritos, como pedras, galhos, ervas daninhas e restos de plantas.
Depois revolveu-se o solo até uma profundidade de cerca de 20 a 30 centímetros e incorporou-se composto, da compostagem feita na escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos do refeitório: Restos de fruta e vegetais.
Resíduos do Jardim: Folhas, galhos pequenos, aparas de relva, plantas mortas, flores murchas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Leguminosas, alface, tomate, pepino, couve, brócolos, curgete e morangos.
Alem disso, continuamos a cuidar das nossas árvores de fruto; cerejeiras, ameixoeira, nespereira e tangerineira

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não quantificada

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para consumo na escola. Sopas, saladas e sobremesas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Predominantemente, com o aproveitamento das águas pluviais.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

- sim, sempre que se faz a rega e a manutenção.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O piolho da fava. Foi combatida com uma mistura de água e vinagre, pulverizada a cada 3 dias.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Legumes cozidos: a educadora e as 20 crianças, prepararam, cozeram e depois comeram na sala.
- Confeção de saladas 3 vezes ao longo da produção, envolvendo 4 turmas (80 crianças e 8 adultos).
- Arroz de ervilhas: foram utilizadas na cozinha da nossa escola, que apesar de poucas, deu para as crianças 80 crianças do J.I.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

- Por diversas vezes as crianças/alunos, foram à horta, para observarem e ouvirem as explicações sobre o desenvolvimento das hortícolas, aparecimento de pragas e sua eliminação.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

- Participação da família no envio de sementes e plantas para a horta e na elaboração de espantalhos. Também, frequentemente, os pais solicitavam salsa e coentros, que fomos distribuindo ao longo deste período.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na horta aproveitamos como fertilizante o composto, resultante da compostagem feita com os resíduos resultantes dos lanches e almoços.

15.1. Link para a página da horta:

Cada docente tem um grupo de WhatsApp, onde coloca as atividades que os alunos da turma vão fazendo . A escola também tem um canal no youtube - https://www.youtube.com/@ebmargaride1075