Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica de Margaride (Felgueiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Alem disso, o seu envolvimento promove hábitos alimentares saudáveis, à medida que aprendem sobre a importância de comer frutas e vegetais frescos e cultivados localmente.
Aprendem também sobre sustentabilidade, respeito pelo meio ambiente, a importância da compostagem, do uso eficiente da água e da redução do desperdício de alimentos.
Promove ainda habilidades sociais, como o trabalho em equipa, comunicação e resolução de conflitos. Os alunos aprendem a colaborar e a partilhar responsabilidades enquanto cuidam da horta juntos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
São estabelecidos horários regulares para a manutenção da horta, normalmente ocorrem logo pela manhã. Isso pode incluir regar as plantas, remover ervas daninhas. Quando há necessidade de plantar novas mudas ou colher os alimentos, toda a turma se reúne.
O professor ou auxiliar responsável, supervisionam as atividades e fornecem orientação aos alunos, especialmente quando se trata de tarefas que envolvem ferramentas ou procedimentos específicos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Depois revolveu-se o solo até uma profundidade de cerca de 20 a 30 centímetros e incorporou-se composto, da compostagem feita na escola.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Resíduos do Jardim: Folhas, galhos pequenos, aparas de relva, plantas mortas, flores murchas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alem disso, continuamos a cuidar das nossas árvores de fruto; cerejeiras, ameixoeira, nespereira e tangerineira
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
- Confeção de saladas 3 vezes ao longo da produção, envolvendo 4 turmas (80 crianças e 8 adultos).
- Arroz de ervilhas: foram utilizadas na cozinha da nossa escola, que apesar de poucas, deu para as crianças 80 crianças do J.I.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: