Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB de Várzea (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi criada este ano letivo (2023/2024).

2. Área aproximada da horta (m²):

25 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

20

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

207

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Foi solicitado a colaboração com sementes e substrato.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos conseguiram observar o desenvolvimento das sementes das diferentes plantas aromáticas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diariamente os alunos delegados de turma supervisionavam o desenvolvimento e manutenção das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi solicitado a colaboração da autarquia, para que prepara-se o solo para a transplantação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com restos de frutas dos lanches dos alunos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produção de: salsa, tomate cherry, coentros, alface, couve galega, cidreira.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não realizamos a pesagem dos produtos produzidos.
Mas cada sala fez a sua sementeira, sendo que temos 10 turmas

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são entregues nas turmas para serem distribuídos pelos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada com mangueira com regulador de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Na monitorização das plantas os alunos observam o seu estado.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O impacto foi maioritariamente percecionado pelos alunos de cada uma das 10 salas de aula.
Perceberam que as sementes requerem muitos cuidados e boas condições de crescimento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos tiveram contacto com plantas e sementes que desconheciam.
Entenderam que o processo de crescimento das plantas é demorado e requer muita vigilância.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Entenderam que o processo de crescimento das plantas é demorado e requer muita vigilância.
Compreenderam que as plantas são muito frágeis perante a adversidades do clima.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este tipo de projeto requer muito tempo. Deverá dar-se continuidade para garantir a sua manutenção e crescimento.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=122154062354114651&id=61553439551862&mibextid=WC7FNe&rdid=oJLmPOaaOI61tVMO