Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Instituto Español "Giner de los Ríos" (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o inicio do ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

60

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ecologia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

4

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Doação de material e cultivos

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os cultivos resultantes foram distribuidos pelos
professores. Além disso, mantivemos incentivados os
alunos do ensino primario a ajudar nos intervalos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

4 alunos principais dedicaram-se 4 horas semanais na
manuntenção desde a horta até ao espaço envolvente
que encontrava-se em abandono

7. Como é feita a preparação do solo?

Preparar o solo para a horta envolveu remover ervas
daninhas, arejar a terra, adicionar composto orgânico
e fertilizantes biológicos (adubo), garantindo um
ambiente rico em nutrientes para o crescimento

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Reunimos restos de alimentos e materiais orgânicos
em uma pilha ou recipiente adequado. Adicionamos
água e oxigênio, virando a pilha regularmente para
promover a decomposição. Em algumas semanas, o
composto transformou-se em um rico fertilizante
natural pronto para enriquecer o solo da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve galega, alho francês, morangueira, cebola,
batata, Alfâce, nespereira, couve lombarda, salsa,
favas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram oferecidos ao pessoal docente e nao docente
da instituiçao escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Criamos um sistema de rega semiautomático e de
recolha de chuva para optimizaçao de recursos
hídricos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, regularmente vemos o estado das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Oferecemos as hortaliças cultivadas ao pessoal da escola, para posteriormente confeccionarem diversos pratos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realizamos atividades lúdicas com os mais novos, instruindo-os na importância duma horta sustentâvel e permitindo-lhes fazer tarefas diárias da horta

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Realizamos uma caça ao tesoro com alunos mais novos no espaço da horta e arredores.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Realizamos obras estrutarais no esquema de
infraestrutura do complexo da horta, estas incluiram a
construçao de escadaria, caminhos de baldosas, pintar
o muro principal, regularizaçao do terreno, criaçao de
novos espaços de plantaçao, aproveitando material
desportivo abandonado.

15.1. Link para a página da horta: