Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Horta antiga: os alunos CAA - Unidade de Multideficiência têm muitas vezes aulas na horta, que fica em frente ao seu espaço; a horta é vista da rua, atraindo a atenção e os comentários elogiosos dos transeuntes; a presença das galinhas de raças autóctones é um importante fator de atração para os alunos.
Horta nova ( ainda em construção, nasceu da incompatibilidade entre as galinhas e uma horta tradicional): os alunos de segundo ciclo, que têm aulas no pré-fabricado, habituam-se a observar a evolução das plantas dia a dia ao longo das estações do ano; os alunos participam na sua manutenção e provam os seus frutos (morangos, por exemplo).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existe na escola um clube informal de jardinagem, chamado "Hora da Jardinagem", que reúne às terças-feiras, das 15 às 16h 30m.
As funcionárias, sobretudo durante as férias escolares.
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilidade é mantida através da rotação de culturas e da adição de composto.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alecrim, salvia, alfazema, erva cidreira, hortelã e outras mentas, boldo, arruda e fisális.
Horta nova, junto ao pré-fabricado
Feijão-verde, tomateiros, pimenteiros, couves, abacateiros, nespereiras, girassóis, hortelã, morangueiros e fisális.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Não há venda de produtos.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Por enquanto a maior parte da água utilizada é da rede.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Quanto às doenças, limitamo-nos a eliminar a parte afetada da planta ou, se necessário, a planta completa.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Semanalmente, sem inscrição, alunos voluntários dirigem-se a uma das horta para fazer a sua manutenção e aprender técnicas como a monda, a poda de limpeza, sementeira, plantação, rega, estacaria, aplicação de tutores, etc.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Por outro lado, no mês de maio foi criado um novo recinto para as galinhas anexo à horta antiga e não na própria horta. Assim, para o ano contamos recuperar a horta antiga que é muito mais acessível.
15.1. Link para a página da horta: