Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB nº2 da Lousã (Lousã)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de três anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1º Ciclo (português, matemática e estudo do meio) 2º ciclo (educação física)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As participaram nas plantações e sementeiras e no Workshop de ervas aromáticas e medicinais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos sentiam-se motivados para fazer a rega e arrancar as ervas daninhas. E adquiriram conhecimentos sobre as plantas cultivadas nesse espaço nomeadamente a sua aplicação na medicina (ervas medicinais).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Quanto à rega, de dois em dois dias, ia uma turma regar as plantações. O retirar das ervas e a colheita dos alimentos era realizada por cada turma, no seu espaço.

7. Como é feita a preparação do solo?

Antes da sementeiras e plantações a terra foi limpa e cavada. Não houve fertilização da mesma. Este trabalho feito por professores e assistentes operacionais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangos, abóboras, batata doce, favas, salsa, couves, espinafres, feijão, tomates, tomilho, coentros, hortelã.
Cada turma plantou no seu espaço um azevinho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

6kg por turma.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram distribuídos pelos alunos das turmas envolvidas e pelos assistentes operacionais que participaram no projeto.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De dois em dois dias, cada uma das turmas envolvidas estava responsável pela rega da horta .

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Concurso de Espantalhos na Horta - todas as turmas do 1º ciclo participaram no concurso e o ATL do 1º Ciclo ARCIL também. Cerca de 180 alunos e o vencedor foi o espantalho Horácio, feito pelo ATL da ARCIL.
Aulas na Horta - Workshop sobre ervas aromáticas e medicinais, realizado pelo Sr. Fernando Manuel, da empresa aromas de Sicó. Nesta atividade participou uma turma do 1º ciclo e uma do 2º ciclo e alguns pais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta - Workshop sobre ervas aromáticas e medicinais, realizado pelo Sr. Fernando Manuel, da empresa aromas de Sicó. Nesta atividade participou uma turma do 1º ciclo e uma do 2º ciclo e alguns pais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: