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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
14m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Eco Clube (área substitutiva), Ciências Naturais, Geografia, “Atelier Vamos Proteger o Ambiente”, Cidadania e Desenvolvimento
3.3. N.º de alunos envolvidos:
25
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
O envolvimento da família prendeu-se com a cedência de algumas plantas e sementes, aquando do início da plantação/sementeira. No dia do Eco Escolas, no âmbito das atividades propostas houve a visita e a participação de elementos da Associação de Pais, inclusive do seu Presidente.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Exploração, no âmbito das DAC/Articulação Curricular, de temas relacionados com a horta, nomeadamente o tema da compostagem, pesquisa sobre a importância das ervas aromáticas e plantação de algumas espécies, contribuindo para o embelezamento e aromatização de espaços exteriores, bem como para o conhecimento das suas características. Realização de atividades criativas em clubes,” Atelier Vamos Proteger o Ambiente “pintando pedras com “bichinhos “da horta (joaninhas, lagartixas, aranhas) que também embelezam e dão vida ao espaço destinado à horta. Curiosidade por parte de alunos e docentes relativamente à identificação de sementes e plantas, questionando o processo de plantação e crescimento das plantas, identificando algumas pragas mais comuns, promovendo a partilha e a comunicação. Promoção da educação inclusiva, proporcionando experiências na horta, ao alcance de todos, independentemente das suas potencialidades e características. Criação de brigadas para manutenção da limpeza de espaços ”Cada espaço é o teu”, sensibilizando os alunos para a adoção de comportamentos sustentáveis e de respeito pelo meio ambiente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existe o Eco Clube que funciona como área substitutiva para alunos com Adaptações Curriculares Significativas. Este clube funciona uma vez por semana (100 minutos) e é dinamizado por duas docentes de Educação Especial que ensinam os seus alunos a cuidar da horta de forma colaborativa e responsável desde a sementeira/plantação, à rega, à eliminação das ervas daninhas e identificação de eventuais pragas. As docentes atribuem diferentes tarefas a cada aluno, de acordo com as suas características e potencialidades. Primeiro exemplificam e depois os alunos realizam as tarefas. Há também alunos voluntários que nas horas livres ajudam na compostagem e na manutenção da horta (monda, rega) com uma das professoras do Eco Escolas (habitualmente às terças e quintas-feiras). No âmbito das DAC, uma turma do oitavo ano envolveu-se na sementeira/plantação de alguns legumes e ervas aromáticas, assim como na sementeira de plantas para transplantar para a horta. Embelezou também um dos pátios da escola, recorrendo ao aproveitamento de garrafões de plástico para colocar petúnias e a uma estrutura feita com paletes de madeira para pendurar garrafas de plástico com ervas aromáticas diversas. Este local é da responsabilidade da turma que nas horas de cidadania cuida do espaço. Nas férias, as professoras com a ajuda de duas funcionárias, quando possível, alternam a rega e a apanha dos legumes.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do ano letivo, após a colheita de alguns legumes (couves, abóboras, beringelas), os alunos cavaram a terra dos três canteiros, usando enxadas. Com a ajuda de uma pá espalham uniformemente algum composto orgânico proveniente do compostor, assim como cinza e algumas cascas de ovos bem esmagadas, levadas para a escola por alguns docentes e alunos. A terra foi deixada a “descansar” até se proceder à sementeira. Procurou-se plantar diferentes espécies, privilegiando a rotação de culturas. Os pneus ao redor da horta contendo ervas aromáticas (alecrim, rosmaninho, tomilho, cebolinho, salsa, coentros), suculentas e algumas flores (lírios, beijos de mãe e roseiras) foram limpos e colocou-se alguma terra nova.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Tem sido solicitado aos professores, auxiliares educativos e elementos do Conselho Eco Escolas que tragam borras de café, cascas de ovos esmagadas, cascas de fruta ou de legumes e saquetas de chá para o compostor. A docente do CEF de culinária e os seus alunos colaboram na colocação de resíduos frescos (cascas de fruta, legumes) e cascas de ovos no compostor. Estes resíduos são colocados alternadamente, resíduos frescos e resíduos castanhos recolhidos na escola pelas brigadas de alunos (folhas secas, serradura, pequenos ramos, papel ou cartão rasgado). Há uma turma do 8º ano que se organizou para tratar da compostagem, por exemplo mexer o composto, verificar se necessita de mais ou menos humidade, entre outros aspetos.
Observação: Os resíduos da cantina são triturados por uma máquina, pelo que não são encaminhados para o compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano, as condições climáticas não favoreceram o cultivo, pelo que algumas culturas não produziram as quantidades esperadas e o cultivo foi mais tardio. Em novembro, lançámos à terra favas e batatas, sem grande sucesso na produção. Em fevereiro, semeámos ervilhas e transplantámos espinafres. Em março, cultivámos alfaces, tomates, salsa, couve coração e abóboras. Algumas flores como estátices e cravos túnicos para afugentar alguns insetos. Em finais de março, aproveitando a chuva semeámos nabiças, onde não nasceram as favas. Nos pneus circundantes mantivemos as culturas existentes, nomeadamente as aromáticas, suculentas, algumas flores. Existem algumas árvores de fruto e uma pequena vinha.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Privilegiámos a variedade em detrimento da quantidade. O objetivo é dar a conhecer um maior número de espécies aos alunos e constar as diferenças nomeadamente entre semear e plantar, pelo que não é possível especificar as quantidades. Além do mais, este ano a produção não foi a que esperávamos, devido às condições climatéricas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Com a colheita da couve em início de outubro, confecionámos caldo verde para venda no bar da escola e ofertar aos alunos que participaram na confeção da mesma. A colheita da fava e batata foi em pouca, pelo que não houve quantidade suficiente para venda (os alunos levaram para casa). Tencionamos vender os restantes legumes à comunidade, assim que estiverem maduros. Quanto aos espinafres serão para utilizar na cozinha pedagógica na confeção de sopas e quiches, ofertar e vender.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
As docentes responsáveis incumbiu os alunos de fazerem a rega duas vezes por semana, de acordo com o horário dos mesmos. Durante as férias e fins de semana, a docente deslocou-se à escola para garantir a rega das plantas e na impossibilidade de o fazer, solicitou a colaboração de outros docentes e assistentes operacionais.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Semanalmente, os alunos observam as plantas para verificar sintomas de pragas e procurar os caracóis ou insetos responsáveis pelas pragas e doenças. Quando detetados, “catam as plantas” ou retiram os caracóis para um lugar longínquo. Espalham-se borras de café para afugentar os caracóis e as lesmas. É realizado também um trabalho de pesquisa para aprender a combater de forma sustentável as pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Os alunos observaram a lagarta da couve, o piolho da fava, caracóis e lesmas. Após alguma pesquisa, plantámos cravos túnicos que funcionam como plantas inseticidas. Procurámos utilizar a consorciação de plantas para proteção das culturas. Pulverizámos com calda de sabão azul e álcool as favas para combater o piolho. Espalharam-se borras de café e cascas de ovos esmagadas para combater lesmas e caracóis.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
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14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nos dias 16 e 18 de abril, na EBSA realizaram-se algumas atividades na comemoração do “Dia Eco Escolas” e Semana do Agrupamento aberta à comunidade local, no atelier “Eco ambiente”. A equipa responsável pelo Eco Escolas “montou” uma barraquinha junto à horta proporcionando algumas atividades relacionadas com a mesma, nomeadamente” Mostra de Sementes” e Jogo da Compostagem , em que várias turmas( 6 turmas: 6º e 8º anos ), de acordo com a calendarização efetuada pela direção e outros alunos essencialmente do 10º ano; visitantes da comunidade(aproximadamente 15) puderam realizar um jogo de correspondência entre a semente e a respetiva planta. Foi também realizado o Jogo identificação dos legumes e plantas cultivados na horta através da colocação de placas de identificação, atividade realizada por duas turmas do 4º ano ( 40 alunos), acompanhados pelas respetivas docentes e 20 alunos de uma turma do 8º ano da EBSA. A Construção do espantalho “ Miss Europa” envolveu aproximadamente 10 alunos de turmas diversas(11º E,10ºA…) e duas docentes; colocação de pequenos espantalhos e pedras com vida” Joaninha”, “lagartixa” e “aranha, criadas no âmbito dos clubes contribuindo para o embelezamento do espaço exterior. Relativamente à compostagem foi planificada uma atividade que previa a realização de um workshop sobre compostagem dinamizado pela bióloga Carolina Bianchi e a apresentação do livro “ Eva, a ninja da Compostagem”, que não se concretizou por questões de saúde da palestrante. Contudo uma das docentes do Eco Escolas promoveu junto das duas turmas do 6º ano ( 43 alunos) uma aula prática sobre a temática, exemplificando e convidando os alunos a participarem no processo.
Estas atividades revelarem sensibilidade e interesse pelas temáticas abordadas, contribuindo para o desenvolvimento de aprendizagens interdisciplinares e autonomia e desenvolvimento interpessoal. Os alunos participaram com entusiasmo e interesse, o que se pode comprovar nas fotos.
Atividade 2:
Descrição:
Ao longo do ano letivo, no âmbito DAC/Articulação Curricular, a turma do 8º D, nas aulas de CN, Geografia e Cidadania abordaram temas no âmbito da agricultura biológica. Construíram uma estrutura com recurso a paletes de madeira para colocar garrafas de plástico contendo ervas aromáticas (tomilho, erva príncipe, hortelã pimenta, manjericão, cebolinho, sálvia, hortelã), morangueiros, cebola, salsa contribuindo para o embelezamento e aromatização de um dos pátios da escola, indo ao encontro das aprendizagens essenciais das referidas disciplinas. Foi construído igualmente um cartaz com as características de cada erva aromática para os mais curiosos e interessados nas plantas. Proporcionaram à comunidade uma experiência olfativa com a criação de um jogo do olfato (com chás e especiarias), envolvendo positivamente todos os que visitaram o espaço e despertando sensações.
Atividade 3:
Descrição:
Confeção de Sopas - No 1º período, os alunos do Eco Clube apanharam as couves e com a ajuda de uma máquina tradicional de cortar caldo verde prepararam as couves, descascaram as batatas, as cebolas e alhos e confecionaram um saborosíssimo caldo verde, na cozinha Pedagógica, para degustação no bar da escola. A atividade foi divulgada, previamente, na sala de professores. A adesão dos docentes superou as expetativas e rapidamente a panela ficou vazia. Todos foram unânimes em considerar que este tipo de iniciativa é importante para promover uma alimentação saudável e sustentável, valorizando os produtos provenientes de hortas biológicas. Aos alunos com Adaptações Curriculares Significativa (ACS) foi proporcionada uma aula em contexto, incentivando-os a adotarem práticas saudáveis e sustentáveis de alimentação. No 3º período, com a colheita de espinafres haverá lugar à confeção de sopa de espinafres, por parte dos alunos do Eco Clube que será servida desta vez não só aos professores, mas também aos alunos. A professora do CEF será envolvida nesta atividade e na elaboração de uma quiche de espinafres para venda no bar da escola. Esta atividade envolveu um número significativo de docente, cerca de 20 na degustação, dois na confeção juntamente com 4 alunos de ACS. Na atividade, ainda este período, estima-se a participação do mesmo número de professores e talvez 20 alunos.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta contribui, sem dúvida, para o embelezamento dos espaços exteriores da escola, contribuindo para a biodiversidade, despertando a curiosidade de um número significativo de alunos que questiona e se envolve na dinâmica da horta, de forma responsável, levando para casa algumas aprendizagens, nomeadamente sobre a economia circular, a necessidade de diminuir os resíduos em suas casas e encontrar soluções ecológicas e sustentáveis para alguns dos resíduos domésticos. Aprendizagens sobre agricultura biológica (rotações, consorciações, medidas preventivas), biodiversidade e dinâmicas existentes nos ecossistemas.
A horta é um tema muito rico e interessante para os docentes, trabalharem ao nível das DAC, permitindo que os docentes explorem com os seus alunos temas das aprendizagens essenciais das suas disciplinas em articulação com situações do dia a dia, entre elas a agricultura química e a manipulação genética- efeitos a nível ambiental e saúde humana; as técnicas utilizadas pela agricultura biológica, entre outros.
15.1. Link para a página da horta:
https://padlet.com/almeidajulia/eco-horta-2023-2024-hz7nwsrutti27bcr