Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI de Mucifal (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Hora da Escola começou a ser feita em janeiro de 2022.

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

estudo do meio, português, matemática e expressão plástica.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Há um pequeno grupo de pais da turma de 3ºano e do JI que estão envolvidos desde o início. Quando é preciso vão ajudar na horta, oferecem plantas, terra, composto e palha.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os EE e as pessoas da aldeia que passam junto do gradeamento da horta adoram ver os alunos a fazer a manutenção dos canteiros e a tratar das plantas. E muitas vezes ficam à conversa connosco.
Os alunos envolvidos adoram ir à horta diariamente e encontram sempre algo novo especialmente insetos. E querem sempre fazer pesquisa daquilo que desconhecem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem os seus canteiros.
Os alunos são distribuídos pelos canteiros, apanham algumas das ervas, regam as plantas, colocam cascas de ovos ou borras de café e palha.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita manualmente, retirando algumas das ervas e pedras.
Utilizamos composto que os pais oferecem ou de um horto que oferece.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

temos cenoura, cebola, alface.
alho francês, alface e morangueiros.
espinafre e alface.
Aromáticas: alecrim, cebolinho, coentros, hortelã, manjericão, poejo, salsa, tomilho, tomilho limão, lavanda.
E temos ainda flores: calêndulas, cravos túnicos, amores-perfeitos. E ainda capuchinhas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

As quantidades são cerca de: 50 alfaces, 40 cebolas, 20 cenouras, 12 couves, 30 morangueiros, 10 espinafres, 6 courgetes, 4 pepinos, 15 tomateiros, 4 tomilho limão, 2 alecrim, 4 lavandas, 3 variadas, 2 salsa, 2 tomilho, 8 cebolinho, 5 coentros, 3 salsa, 4 manjericão, 1 poejo...

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os pais adquirem e os alunos apanham para comerem os produtos que ali existem.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Ainda não é feita a recolha da água de forma suficiente para regar a Horta. Os alunos regam com o regador e quando está mais calor utilizam a mangueira. A rega é feita de manhã ou ao final do dia, antes de saírem da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Diariamente os alunos verificam as folhas das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis, pulgões.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta: sempre que se justifica; algumas turmas vão todos os dias à horta; 4 vezes por mês há uma sessão na horta; e uma a duas vezes por ano há atividades com pessoas externas à escola mas ligadas à agricultura biológica. Temos tido a presença da academia da Ciência Viva.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos procuram sempre animais na horta. Registam as características. Na aula fazem trabalho de pesquisa sobre o inseto que encontraram.
Foi feito um Peddy Paper na Horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos trabalham também a matemática. Fazem contagens e medições. Registam e desenham.
Na aula mostram os seus registos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos realizam trabalhos de pesquisa sobre o que querem saber. Normalmente é sobre os animais/insetos que vão encontrando ou sobre as diversas árvores que existem na horta e no pátio da escola.

15.1. Link para a página da horta: