Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É o segundo ano

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial; Formação Pessoal e Social; Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

17

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaborando com sementes ou plantas para cultivar na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação rica em legumes e vegetais variados tendo assim uma alimentação mais saudável e sustentável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos envolvidos e professores sempre que possível vão à horta para limpar e cuidar, os funcionários também vão passando para melhorar e regar.

7. Como é feita a preparação do solo?

1º Limpeza das ervas e algum mato seco, depositados no composto. 2º Cavar o solo para arejamento e torná-lo mais leve.3º Fertilizar o solo com adição do composto fornecido pela Câmara Municipal da Ribeira Brava.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com ervas, ramos, folhas e matos secos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alfaces, beterrabas, alho francês, pimentos.
Oregãos, salsa. tomilho, segurelha, caninha.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5kg mais ou menos de beterraba; 4kg de alface; 5kg alho francês e cebolas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Vão para a confecção da alimentação na cantina e bar, chás e sandes.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

2 em 2 dias e sempre na hora de menor calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que vamos à horta temos sempre atenção.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta com 17 alunos realizada para sensibilizar a importância dos legumes e verduras na alimentação saudável e equilibrada. Identificação dos legumes e a sua composição nutricional.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: