Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1 Visconde de S. Gião (Torres Novas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

< 50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

16

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Português, Matemática, Expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos:

340

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participaram em vários momentos de desenvolvimento da nossa horta. No início, alguns encarregados de educação ajudaram a preparar a terra para colocação de sementes. Também na elaboração dos espantalhos houve uma participação muito ativa das famílias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta da escola tem tido um excelente impacto, tanto na comunidade como nos alunos. As crianças têm mostrado muito empenho e interesse em participar nas atividades da horta.
Os alunos "levaram para casa" vários conhecimentos acerca das hortas biológicas. Alguns alunos fizeram, mesmo, hortas nos pequenos quintais e até nas varandas (vasos).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta tem sido realizada por todas as turmas, em pequenos grupos e com supervisão do professor. As tarefas são distribuídas consoante a maior disponibilidade das turmas envolvidas. Todos os alunos participaram na colocação de sementes na horta. Foram acompanhando o crescimento das diversas plantas regularmente e colhendo os seus produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação e fertilização dos canteiros da horta foram realizados por alguns encarregados de educação. Com a colaboração da Junta de Freguesia, foi colocada nova vedação uma vez que esta se encontrava danificada.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita sempre que há desperdícios de fruta. Tanto a fruta escolar como da que trazem de casa ou das refeições na cantina da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas realizadas foram: favas, ervilhas, rabanetes, coentros, salsa, alfaces, hortelã, cidreira, couves, morangos, tomates, phisalis, framboesas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Nesta altura, foram colhidos vários ramos de ervas aromáticas (hortelã, salsa, coentros, cidreira);
ervilhas - 5 kg;
favas - 8 kg;
alfaces - 12 unidades
couves - folhas para caldo verde

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destino dos produtos da horta é a comunidade escolar, uma vez que se fazem várias feirinhas para venda simbólica dos produtos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita automaticamente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola
São realizadas várias feirinhas, de forma a vender simbolicamente os produtos da horta. Não têm data fixa, mas são realizadas sempre que há produtos recolhidos.
Esta atividade envolve toda a comunidade escolar, sendo os alunos os participantes ativos, tanto na recolha como na venda dos produtos.
Há sempre muita curiosidade e ansiedade pela próxima colheita/venda.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopa de caldo verde
Os alunos confecionaram sopa de caldo verde com as folhas de couve colhidas na nossa horta biológica.
A sopa foi confecionada por uma das turmas do 2.º ano, mas a degustação foi feita por uma turma do 1.º ano, todas as turmas do 2.º ano e alguns alunos das turmas do 3.º e 4.º anos.
Mais tarde, iremos fazer sopa de feijão verde, , uma vez que só agora foram colocados os feijões na terra.
Os alunos manifestaram agrado por esta atividade, querendo repetir mais e mais...

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta
Foram realizadas aulas na horta, envolvendo várias disciplinas e todas as turmas da escola. Os alunos, acompanhados pelo professor titular de turma, obtiveram um conhecimento mais vasto sobre a dinâmica e os benefícios de uma horta biológica. Mostraram muito interesse e curiosidade, questionando os professores acerca de todas as fases de crescimento das várias plantas. Muitos deles, mostraram admiração por verem os produtos prontos para serem colhidos, pois nunca tinham assistido ao seu desenvolvimento.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta mostra ser um ponto de interesse para os alunos. Mesmo no tempo de intervalo e almoço, os alunos vão observando o crescimento das plantas e vão estando atentos para a colheita das mesmas.

15.1. Link para a página da horta: