Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB de Lopas (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Esta horta está integrada no Jardim de Infância. as áreas de conteúdo " Orientações Curriculares para a Educação Pré- Escolar 2016", são abordadas de forma abrangente, dando contudo ênfase à área de Conhecimento do Mundo e da Formação Pessoal e Social.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram convidadas a contribuir com alguns utensílios ex. sacho, regador e terra.
Sempre que necessário pedimos o contributo de plantas e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

De forma vivida, as crianças apropriam-se do processo de crescimento das plantas e da necessidade de cuidar das mesmas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As crianças participaram nas diferentes etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, sementeira, plantação, rega, cuidados com a horta e colheita.
Cada grupo tem uma tarefa, rodando semanalmente.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita pelas crianças sob a orientação do adulto: retirar ervas daninhas, cavar, colocar fertilizantes naturais (borras de café e cinza).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor onde colocamos folhas, ervas daninhas, aparas de relva fresca, restos de vegetais, cascas de frutas, borras de café e outros materiais que vão surgindo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebolas, alhos, couves, alface, morangos e batatas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Tendo em consideração as dimensões da horta, os alimentos são apenas para observação do seu crescimento / desenvolvimento e pequenas degustações.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para degustação das crianças do Jardim de Infância.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que necessário, com o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Devido à sua dimensão, é apenas utilizado um espantalho para afugentar os passarinhos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As crianças foram fazer o reconhecimento do espaço, identificar as necessidades de intervenção e escolher o que cultivar.
Ao longo do ano, vão procedendo ao amanho, fertilização, sementeira, plantação e rega, sempre em colaboração.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.fecebook.com/lopas.lopinhas https://lopaslopinhas.blogspot.com/