Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

três anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

2

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Ao longo do ano os professores e alunos participaram voluntariamente na separação de resíduos orgânicos, alimentando o compostor. Os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) ficaram encarregues de dinamizar a Horta Escolar e utilizaram o composto produzido no enriquecimento do solo dos canteiros Bio.
Os alunos cultivaram aromáticas, tomate, alface, alho francês, cebola, couve e beterraba,entre outros.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos do CAA estiveram envolvidos na manutenção do espaço da horta escolar e cuidaram do pomar. Esta foi uma atividade bastante rica em termos pedagógicos e sociais.

7. Como é feita a preparação do solo?

A Junta de Freguesia de Serzedo/Perosinho foi nosso parceiro na manutenção do espaço envolvente aos Canteiros Bio. Os alunos do CAA en articulação com duas turmas de 6.º ano, prepararam os canteiros. Os alunos do CAA acrescentaram o composto produzido no nosso compostor e asseguraram a manutenção dos canteiros. Uma funcionária da escola auxiliou os professores na rega das culturas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de laranja e borra de café que resultam da atividade do bar da escola e de resíduos orgânicos que alunos e professores traziam voluntariamente para a escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Os alunos cultivaram aromáticas, tomate, alface, alho francês, cebola, couve e beterraba.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 20 kg de produtos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram escoados através da realização de um mercado biológico na escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um coletor de águas pluviais que já foi instalado há dois anos e que recolhe a água das chuvas que caem no edifício junto à horta escolar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é efetuada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: