Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Pias (Serpa) (Serpa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação especial, terapia ocupacional, CN, Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecendo sementes

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Facilitar aprendizagens funcionais

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Rotativamente os grupos de alunos, em especial os alunos com necessidades especiais e terapia ocupacional, semeiam, plantam, tratam, regam, colhem,...
Sao coadjuvados por alguns alunos da resposta PIEF, essencialmente de etnia cigana, que aqui se integram e cuidam.
O apoio da terapeuta, das docentes e das funcionarias é essencial dadas as limitações fisicas da maioria dos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Tudo é feito manualmente facilitando treino de motricidade fina, em especial, facilitando a ligação dos alunos à biodiversidade e respeitando-a.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Usando essencialmente sobras do refeitorio e galhos das plantas da horta

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas(coentros, salsa, alecrim, poejos, hortelã, hortelã da ribeira) e plantas de primavera (batatas, alhos, cebolas, favas, ervilhas)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Sao consumidos pelos alunos que levam às famílias e também usados no refeitório

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Por grupos de alunos e funcionárias

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim
Com a ajuda da docente de CN que tem formação base de eng agricola, mensalmente e sempre que necessario

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira das sopas - concurso de turmas que envolve todos os alunos

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feirinha bio

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Bar dos alunos - venda de sumos aromatizados

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Envolvimento dos alunos com medidas adicionais ao abrigo do dec lei 54/2018

15.1. Link para a página da horta: