Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Penafiel Sul (Penafiel)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Está-se a iniciar o processo da criação da horta

2. Área aproximada da horta (m²):

4 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1+1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

AVD- Atividades da vida diária

3.3. N.º de alunos envolvidos:

11

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Participação com sementes e plantas

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Primeiro ano de aplicação

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Destacada uma professora responsável para organizar a manutenção

7. Como é feita a preparação do solo?

É a professora responsável que fará todo o processo

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos das limpezas dos solos e folhas

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas e plantas de porte pequeno como tomates e morangos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Desconhece-se

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina, preparação de alimentos como saladas, estimulação sensorial

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Inicio da manhã e final da tarde com gotejadores. Sempre que possível com reciclagem de água que não serviu para beber.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Conforme altura do ano com inseticidas naturais

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

estamos no inicio da horta

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A horta teve alguns problemas iniciais. Demorou-se a conseguir a base de madeira, depois não conseguimos a terra. Além disso, não conseguíamos as plantas. Pelo que este ano, a horta encontra-se num momento muito iniciático. Contudo, temos duas bases em madeira para poder aumentar num futuro próximo e tivemos de designar uma professora responsável e motivada para o efeito. Como a professora Luísa tem alunos da disciplina de educação inclusiva, será, juntamente com a docente de educação educação especial, responsável pelo cuidado da horta. Trabalharão em projetos com os alunos da educação inclusiva, na qual incidem na confeção de saladas e sopas, estimulação sensorial com aulas na horta desde a plantação e cuidado das plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Horta em desenvolvimento inicial

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/ecoescolas.ebps?igsh=MXJianU4MnRnNm13eg%3D%3D&utm_source=qr