Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária/3 Martinho Árias (Soure)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Recomeçou há 3 aos, depois de já ter existido de forma intermitente

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 25 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia e Geologia, Ciências Naturais, Fisica e Química e Educação Visual

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Envolvimento das famílias:
- ensinando como se tratam algumas pragas
- participando na poda de árvores
- trazendo canas para estacar os tomateiros
- trazendo plantas aromáticas para plantar

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Tal como em nos anteriores, experimentamos convidar para colaborar nos trabalhos da horta 3 ou 4 alunos que não manifestavam qualquer interesse pelas aulas e que perturbavam o trabalho dos outros alunos. Essa colaboração esporádica foi-se tornando ao longo do tempo num gosto e num real interesse em cuidar da horta, de tal forma que já eram esses alunos que apareciam por vezes, por sua iniciativa na horta, quando viam que andavam lá os professores responsáveis.
A horta permitiu desenvolver atividades de Ciências Naturais, de Cidadania e de Educação Visual.
A horta foi também um dos espaços intervencionados no âmbito do projeto “We design for our friends”, incluído no Programa Erasmus+ , especialmente quando 9 alunos espanhóis se deslocaram a Portugal. Este projeto tinha como objetivo melhorar espaços verdes da escola tornando-os mais amigos do ambiente.
De um modo geral, a comunidade escolar começou a ter algum carinho por esta horta que foi visitando e de onde levou os legumes produzidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita em regra por 2 professoras em 2 dias da semana, que em certas alturas vão orientando equipas de alunos (2 a 3 alunos). Nos outros dias há 1 ou 2 funcionários que se encarregam principalmente da rega.
Já houve ajuda de outros membros da comunidade escolar no plantio, na sementeira e no estacamento de plantas.
Durante a mobilidade de alunos espanhóis no âmbito do programa Erasmus +, tivemos também a ajuda de 9 alunos e 2 professoras espanhiolas

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente uma equipa enviada pela Câmara Municipal preparou a faixa de terreno junto a um dos muros que nos seve para a Horta Biológica. Cortaram a erva, rasparam a parte superficial, juntaram terra de melhor qualidade.
De seguida, alunos e professores juntaram adubo orgânico granulado e composto retirado do compostor.
Na faixa de terreno com cerca de 1,5 m de largura fizemos talhões com cerca de 1,5m de comprimento intercalados com passadiços de cerca de 30cm.
Os alunos rasparam mais 0,5 m de terreno a todo o comprimento da horta e puseram uma tela para ajudar a conter as ervas do resto do terreno. Colocamos depois uma cerca entre a horta e esse corredor de tela para delimitarmos a horta e também para ficar mais bonita.
Semanalmente alunos e as professoras vão retirando as ervas daninhas da horta e quando nos parece necessário vamos adubando com mais composto e adubo orgânico

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Verdes, como por exemplo, restos de vegetais crús, cascas de frutas, borras de café provenientes da cantina e do bar e folhas e relva do jardim, que vão sendo entremeados com castanhos, tais como folhas secas, palha e carumaVerdes, como por exemplo, restos de vegetais crus, cascas de frutas, borras de café provenientes da cantina e do bar e folhas e relva do jardim, que vão sendo entremeados com castanhos, tais como folhas secas, palha e caruma

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, muitos tipos de tomate, pepino, cebola, espinafres, rúcula, ervilhas de quebrar, curgete, e muitas aromáticas, com por exemplo, tomilho, oregãos, salsa, coentros, segurelha.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A horta ainda está agora a começar a florir. A maior parte das culturas ainda não podem ser colhidas, mas já colhemos alface, rúcula, espinafres, ervihas de quebrar, salsa e coentros.
Ervilhas de quebrar - 10kg
Alfaces - 40
Espinafres - 3kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A intenção é serem vendidos aos professores e funcionários para repor o dinheiro gasto até ao momento com a horta. Quando esse objetivo foi satisfeito o dinheiro passou a ser para a "Loja solidárias" que é uma iniciativa do Agrupamento e que dá apoio a famílias carenciada.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega-se de manhã cedo ou ao final do dia, rego a rego. Os regos foram abertos transversalmente ao declive do terreno para impedir a água de escorrer. A rega é feita por alunos, professores e funcionários

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas observamos as diferentes culturas para ver se há fungos ou insetos parasitas

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram lançados desafios a alunos de diferentes turmas do 3ºciclo e secundário:
- que desenhassem e pintassem placas para cada uma das culturas da horta
- que fizessem um espantalho para a horta
- que construíssem um Hotel de insectos para pôr na Horta
- que construíssem um cartaz sobre o interesse e as características de um Hotel de Insectos
Terão estado envolvidos em todas estas atividades alunos de 5 turmas (cerca de 80 alunos)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: