Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Colégio Novo da Maia (Maia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma vez por semana.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Colorir os espaços exteriores.
Contacto com o solo e impacte do ambiente na germinação das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma vez por semana. Os alunos estão divididos em grupos de 2 e são responsáveis por regar, replantar e remover ervas daninhas de cada parcela da horta-

7. Como é feita a preparação do solo?

Remoção de ervas daninhas e mistura com solo novo no início do ano.
A fertilização não tem por base adubos artificiais, apenas borra de café e cinza, para controlo de pragas.
Casca de ovo para afastar caracóis e aromáticas para afastar insetos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com folhas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Aromáticas, alfaces, pencas, morangos, abóboras, tulipas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Gota a gota nos morangos e aproveitamento de água das chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente os alunos tratam da horta.
A monitorização é salvaguardada pela existência de espécies como o alecrim e a alfazema, assim como algumas aromáticas (orégãos e hortelã).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A recuperação da horta, no início do ano letivo, com a remoção de ervas e arbustos, voltar a remexer o solo e adicionar novo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Cultivo de novas espécies, como alfaces, aromáticas, couves, morangos e tulipas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Recolha das espécies plantadas e entrega na cantina.
Colorir a horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://colegionovodamaia.pt/agenda-cultural-7a-atividade-do-plano-cultural-de-escola-do-cnm/