Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária Joaquim de Araújo (Penafiel)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2024

2. Área aproximada da horta (m²):

6 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CEF de Jardinagem - 9ºano

3.3. N.º de alunos envolvidos:

13

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade escolar sentiu-se motivada para acompanhar o crescimento dos produtos na horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É feita a limpeza das plantas invasoras, a recolha de lixos não orgânicos, adubação e rega quando necessária.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi cavado manualmente, retiradas as ervas e infestantes.
Foram utilizados adubos de cobertura orgânica e do compostor existente na escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?


Com secos recolhidos das podas arbustivas, verdes de cortes de infestantes e folhas; cascas e detritos orgânicos de alimentos de uso na cozinha, borras de café, saquetas de chá utilizadas e água.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Quando o tempo melhorou, instalaram-se cravos túnicos que têm como objetivo, o afastamento de pragas voadoras pelo cheiro que exalam.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade ainda é pouca, devido ao fato do compostor, anteriormente, não estar a ser utilizado.
Cerca de 2 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?


Pretende-se usa-lo na cozinha concebida para o efeito.
Fazer alimentos conservados em vinagretes, conservas em azeite e compotas.
Os elementos mais difíceis de conservar, serão usados na cozinha da escola, por exemplo, em sopas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O ano foi muito chuvoso e o terreno está saturado de água. Todavia, vamos fazer a recolha pela chuva e fazer uma gestão mais adequada da água de rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Começamos tarde por causa do mau tempo… assim, as nossas pragas resumem-se a caracóis. todavia, e assim que as temperaturas aumentarem, vamos recorrer a armadilhas feitas com garrafas de 1.5 L de água (com um engodo) para monitorizar o aparecimentos e evolução destes insetos; posteriormente e com o aumento destas populações, colocaremos diversas destas armadilhas para uma captura em massa.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve ataques de caracóis e lesmas.
Foram combatidos de modo biológico… usamos cascas de ovo esmagadas e protegemos os pés das hortícolas com estes materiais, rodeando-os (deste modo impedimos que ultrapassassem esta barreira e atingissem as hortícolas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:


Não nos foi possível realizar nenhuma atividade, devido ao estado atrasado das culturas com o mau tempo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: