Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2006/2007, com interrupção nos anos letivos 2019/20 e 2020/21

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Centro de Apoio à Aprendizagem e Francês

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias forneceram as plantas para a horta

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Não teve.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, os professores responsáveis pela Eco-Horta fazem o escalonamento do trabalho pelos alunos do CAA, de acordo com a disponibilidade dos alunos e dos professores.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi limpo tendo sido arrancadas as ervas daninhas. A mobilização foi realizada aquando das plantações. A mobilização foi manual com recurso à enxada.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na eco-horta encontram-se hortícolas, plantas aromáticas e medicinais e, ainda, uma aveleira e agapantos.
Hortícolas: tomate cherry, couves, alfaces, rúcula, malagueta e alho francês
Plantas aromáticas e medicinais: morangueiro, funcho, erva-caril, cidreira, hortelã-comum, , alfazema e arruda.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento, ainda não houve crescimento suficiente para serem colhidos produtos hortícolas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita pelos alunos do CAA, sob a orientação da professora Eulália Filipe.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: