Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB Luísa Todi (Setúbal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
No presente ano letivo, a horta foi trabalhada no contexto das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Oferta Complementar de Cidadania e Geografia, no âmbito dos temas Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável por uma turma de 9º ano de escolaridade (9º 3ª - composta por 21 alunos)
Na horta, os alunos podem observar e experenciar tudo o que a ela diz respeito (preparação da terra, sementeiras, crescimento, colheitas, regas...). Havendo alunos que vivem no campo e a maioria na cidade trata-se de um espaço de valorização de saberes e troca de experiências.
O impacto tem sido grande e os alunos consideram a horta sua. Procuram, regularmente, a funcionário da escola e a professora para executarem as tarefas.
Um grupo de três alunos da Educação Especial, mostra particular interesse nos trabalhos da horta.
A altura da recolha de produtos é muito valorizada pelos alunos, pelo funcionário e pela professora. Toda a comunidade educativa dá valor à horta e considera que devia crescer em tamanho. Assim, este ano cresceu com a ajuda de um funcionário que reaproveitando os bidões os colocou com os alunos em bordadura, onde se penduram os vasos, e aí foram semeados morangueiros. Foi acrescentado ainda, uma estante feita de madeira, cultivando-se nesse espaço, aromáticas e morangueiros.
A horta é um espaço vivo e constitui uma oportunidade de valorizar e demonstrar métodos, técnicas e culturas tradicionais da região.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Fez-se uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos no ano letivo anterior, e fez-se uma visita à horta.
Depois da avaliação dos aspetos positivos e negativos, planeou-se o trabalho a desenvolver no ano letivo e como desenvolver o trabalho na horta. Seguidamente, houve uma reunião como Sr. Diretor, os alunos e o professor mais diretamente responsável pela horta. Os alunos apresentaram ao Sr. Diretor o resultado da reunião.
Os alunos propuseram ao Sr. Diretor a colocação de mais uma estante de madeira e sinalética alusiva ao espaço. Houve anuência do Sr. Diretor e cumpriu-se o objetivo. Apenas não se concluiu ainda, o banco de lazer.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Rega manual com o regador feita pelos alunos. Às sextas feiras é feita por alagamento, com a mangueira por alunos e funcionário.de acordo com as chuvas, os ventos e o aspeto que o terreno apresenta (e as próprias plantas).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
No âmbito do programa Eco-Escolas e o projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas, a turma 9º3 teve a oportunidade de observar de perto e ganhar mais conhecimentos, sobre as diferentes culturas em modo biológico, desde frutícolas a hortícolas existentes no espaço das Hortas Comunitárias da cidade de Setúbal
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: