Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB Luísa Todi (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 9 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

9 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

01

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Cidadania e Desenvolvimento, Oferta Complementar de Cidadania.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

21

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

01

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta surgiu há 9 anos da articulação do Projeto Eco-Escolas (alunos Brigadas Verdes) e da Biblioteca Escolar Teresa Calçada (alunos monitores).
No presente ano letivo, a horta foi trabalhada no contexto das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Oferta Complementar de Cidadania e Geografia, no âmbito dos temas Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável por uma turma de 9º ano de escolaridade (9º 3ª - composta por 21 alunos)
Na horta, os alunos podem observar e experenciar tudo o que a ela diz respeito (preparação da terra, sementeiras, crescimento, colheitas, regas...). Havendo alunos que vivem no campo e a maioria na cidade trata-se de um espaço de valorização de saberes e troca de experiências.
O impacto tem sido grande e os alunos consideram a horta sua. Procuram, regularmente, a funcionário da escola e a professora para executarem as tarefas.
Um grupo de três alunos da Educação Especial, mostra particular interesse nos trabalhos da horta.
A altura da recolha de produtos é muito valorizada pelos alunos, pelo funcionário e pela professora. Toda a comunidade educativa dá valor à horta e considera que devia crescer em tamanho. Assim, este ano cresceu com a ajuda de um funcionário que reaproveitando os bidões os colocou com os alunos em bordadura, onde se penduram os vasos, e aí foram semeados morangueiros. Foi acrescentado ainda, uma estante feita de madeira, cultivando-se nesse espaço, aromáticas e morangueiros.
A horta é um espaço vivo e constitui uma oportunidade de valorizar e demonstrar métodos, técnicas e culturas tradicionais da região.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início do ano letivo, a professora reuniu em sala de aula com a turma e o funcionário.
Fez-se uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos no ano letivo anterior, e fez-se uma visita à horta.
Depois da avaliação dos aspetos positivos e negativos, planeou-se o trabalho a desenvolver no ano letivo e como desenvolver o trabalho na horta. Seguidamente, houve uma reunião como Sr. Diretor, os alunos e o professor mais diretamente responsável pela horta. Os alunos apresentaram ao Sr. Diretor o resultado da reunião.
Os alunos propuseram ao Sr. Diretor a colocação de mais uma estante de madeira e sinalética alusiva ao espaço. Houve anuência do Sr. Diretor e cumpriu-se o objetivo. Apenas não se concluiu ainda, o banco de lazer.

7. Como é feita a preparação do solo?

Ao longo do ano, com a utilização de utensílios tradicionais e simples procederam à limpeza: arrancaram as ervas daninhas, arrancaram as plantas velhas, cortaram folhas velhas e podaram outras. Como se trata de um canteiro pequeno foi fácil cavar a terra mesmo com pequenos sachos. Utilizaram a tesoura da poda, o ancinho, um pequeno semeador, luvas e máscara.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Os alunos decidiram continuar a apostar, sobretudo, em ervas aromáticas e hortícolas da região, próprias de outono/inverno e de primavera/verão. Da horta fazem parte variadas aromáticas: coentros, salsa, poejo, e vários tipos de hortelã. Plantaram-se, também: alho francês, alfaces de vários tipos, couves, favas, ervilhas e morangueiros (oferecidos por uma professora e uma funcionária). Estes últimos são comidos pelos alunos e pelos melros, logo que ficam vermelhinhos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 10kgs.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são vendidos à comunidade escolar com o objetivo de recolha de fundo para a satisfação de eventuais necessidades, como, por ex: sementes.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com as chuvas, os ventos e o aspeto que o terreno apresenta (e as próprias plantas), aproveita-se sempre a água da chuva. Quando necessário, a rega é feita de manhã e ao fim do dia.
Rega manual com o regador feita pelos alunos. Às sextas feiras é feita por alagamento, com a mangueira por alunos e funcionário.de acordo com as chuvas, os ventos e o aspeto que o terreno apresenta (e as próprias plantas).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através da observação direta semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realização de cartazes de sensibilização para a importância de uma alimentação saudável e da prática de exercício físico na cantina da escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Visita às Hortas Comunitárias da Cidade de Setúbal.

No âmbito do programa Eco-Escolas e o projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas, a turma 9º3 teve a oportunidade de observar de perto e ganhar mais conhecimentos, sobre as diferentes culturas em modo biológico, desde frutícolas a hortícolas existentes no espaço das Hortas Comunitárias da cidade de Setúbal

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/p/C6OdZE9ioP1/?igsh=MWsyMGFtbnF6b2owYg==