Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Profi. de Desenv. Rural de Abrantes (Abrantes)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

1 – colocação de matéria orgânica proveniente dos animais para melhorar a estrutura do solo no interior da estufa.
1 – colocação de matéria orgânica proveniente dos animais para melhorar a estrutura do solo no interior da estufa.
1A - colocação de matéria orgânica proveniente dos animais para melhorar a estrutura do solo no interior da estufa.
1A - colocação de matéria orgânica proveniente dos animais para melhorar a estrutura do solo no interior da estufa.
2 – Abertura de regos para plantação de couve galega
2 – Abertura de regos para plantação de couve galega
3 – Plantação manual da couve galega
3 – Plantação manual da couve galega
5 – Preparação de canteiros para sementeira de aromáticas
5 – Preparação de canteiros para sementeira de aromáticas
6 – Preparação de camalhão para plantação sem mobilizar em profundidade
6 – Preparação de camalhão para plantação sem mobilizar em profundidade

horta em março

Preparação do solo para as culturas de primavera/verão.
Preparação do solo para as culturas de primavera/verão.
Aplicação de plástico para as culturas de primavera/verão
Aplicação de plástico para as culturas de primavera/verão
Montagem do sistema de rega gota a gota
Montagem do sistema de rega gota a gota
Ordenha manual dos caprinos da raça Charnequeira
Ordenha manual dos caprinos da raça Charnequeira
Início das plantações
Início das plantações
Preparação da tutoragem na estufa
Preparação da tutoragem na estufa

horta em maio

Colheitas e pesagens
Colheitas e pesagens
Colheitas e pesagens
Colheitas e pesagens
Controle de infestantes
Controle de infestantes
Continuação das plantações- beringela
Continuação das plantações- beringela
Continuação das plantações - pimentos
Continuação das plantações - pimentos

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10.000 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Formação em Contexto Trabalho e Produção Vegetal

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos produzidos são disponibilizados em feiras e mercados.
Organização de cabazes para efeitos solidários.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em contexto de aula é feita a manutenção das culturas e todos os alunos intervêm nas mesmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização é feita com estrume proveniente dos animais existentes na Herdade (Escola) e a mobilização do solo é realizada com alfaias. A limpeza é realizada através de operações manuais realizadas pelos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

São colocados no biocompostor existente todos os materiais provenientes da limpeza e excedentes dos produtos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve portuguesa; brócolos; couve lombarda; couve flor, alho francês, cebola, favas, alfaces, couve coração, salsa, coentros, nabiças, ervilha de quebrar, cabeça de nabo.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Couve portuguesa: 58 Kg
Brócolos: 24 Kg
Couve lombarda:15 Kg
Couve flor: 23 Kg
Alface: 65Kg
Couve coração - 98 Kg
Nabiças: 12Kg
salsa: 1 Kg
Coentros: 1 kg
ervilha de quebrar: 14 Kg
cabeça de nabo: 14 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Refeitório da escola, feiras, mercados e venda no armazém.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Só são realizadas regas quando as culturas necessitam, e nesta situação é utilizada a água proveniente da barragem existente na escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização é feita com armadilhas cromatrópicas semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Caprinos, ovinos, bovinos e equinos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos: diariamente as saladas e as sopas no refeitório são maioritariamente confecionadas com os produtos provenientes da horta. Os alunos participam desde a produção até à colheita e lavagem dos mesmos. Estes mesmos produtos, por vezes são direcionados para a confeção de ementas do Curso de Cozinha/Pastelaria. 10 a 15 pessoas envolvidas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta - de acordo com o horário semanal dos alunos (5 a 6 horas semanais). São envolvidos cinquenta alunos do Curso Técnico Agropecuária e três professores.
Durante as aulas é feito o registo fotográfico e disponibilizado através das redes sociais da escola.No inicio da aula é explicado a forma correta de desenvolver essa ação em termos de agricultura biológica e depois os alunos realizam a mesma de acordo com a explicação.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Em termos de sustentabilidade a utilização do estrume proveniente da produção animal e a compostagem permitem enriquecer o solo e utilizar todos os excedentes.

15.1. Link para a página da horta:

(https://pt-pt.facebook.com/people/Epdra-Escola-Profissional/100063820062799/) (https://instagram.com/epdraescolaprofissional?igshid=YmMyMTA2M2Y=)