Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1 Nº 3 de Agualva (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há pelo menos 12 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oferta Complementar - "A nossa mão no planeta"

3.3. N.º de alunos envolvidos:

262

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias já participaram no restauro da vedação da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na nossa escola valorizamos o processo de aprendizagem e a horta é um grande exemplo de um processo que os alunos participam e valorizam. Aprendem os fundamentos da agricultura biológica que num contexto de cidade muito urbanizada é muitas vezes o único contacto e oportunidade destes alunos de contactarem diretamente com a agricultura.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma assistente operacional que é a "coordenadora" da horta. Pela sua experiència promove a participação dos docentes e dos alunos no processo de preparação, cultivo e colheita,

7. Como é feita a preparação do solo?

Esta tarefa está essencialmente a ser realizada pelas assistentes operacionais com o auxílio dos alunos. A junta de freguesia também disponibilizou a fresagem de uma espaço de horta que estava em piores condições e de dificil limpeza.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Este ano recebemos um compostor da junta de freguesia e começamos a juntar material verde e castanho que recolhemos da limpeza dos espaços exteriores (folhas e ervas) e alguns desperdicios dos lanches (cascas de fruta).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano tivemos algumas plantas, como as favas, alfaces, couves, cebolas, morangos, alho francês, tomates e hortelã.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram consumidos num almoço da escola e o excedente foi vendido (essencialmente as couves e alfaces) para produzir um valor monetário para aquisição de materiais para a horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada com um regador e a água é recolhida de uma caleira que despeja agua para um grande recipiente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Essa monitorização é feita pela observação diária.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A confeção do prato de "favas com chouriço" decorreu na interrupção intercalar do 2.º semestre e envolveu os professores e assistentes operacionais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As salas do pré-escolar fazem visitas frequentes à horta para incentivar o contacto com a natureza e a agricultura.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os produtos da horta são vendidos para angariar dinheiro para a aquisição de mais materiais para a horta no ano letivo seguinte.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: