saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há pelo menos 12 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
12
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Oferta Complementar - "A nossa mão no planeta"
3.3. N.º de alunos envolvidos:
262
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias já participaram no restauro da vedação da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Na nossa escola valorizamos o processo de aprendizagem e a horta é um grande exemplo de um processo que os alunos participam e valorizam. Aprendem os fundamentos da agricultura biológica que num contexto de cidade muito urbanizada é muitas vezes o único contacto e oportunidade destes alunos de contactarem diretamente com a agricultura.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existe uma assistente operacional que é a "coordenadora" da horta. Pela sua experiència promove a participação dos docentes e dos alunos no processo de preparação, cultivo e colheita,
7. Como é feita a preparação do solo?
Esta tarefa está essencialmente a ser realizada pelas assistentes operacionais com o auxílio dos alunos. A junta de freguesia também disponibilizou a fresagem de uma espaço de horta que estava em piores condições e de dificil limpeza.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Este ano recebemos um compostor da junta de freguesia e começamos a juntar material verde e castanho que recolhemos da limpeza dos espaços exteriores (folhas e ervas) e alguns desperdicios dos lanches (cascas de fruta).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano tivemos algumas plantas, como as favas, alfaces, couves, cebolas, morangos, alho francês, tomates e hortelã.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
5 kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos foram consumidos num almoço da escola e o excedente foi vendido (essencialmente as couves e alfaces) para produzir um valor monetário para aquisição de materiais para a horta.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada com um regador e a água é recolhida de uma caleira que despeja agua para um grande recipiente.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Essa monitorização é feita pela observação diária.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A confeção do prato de "favas com chouriço" decorreu na interrupção intercalar do 2.º semestre e envolveu os professores e assistentes operacionais.
Atividade 2:
Descrição:
As salas do pré-escolar fazem visitas frequentes à horta para incentivar o contacto com a natureza e a agricultura.
Atividade 3:
Descrição:
Os produtos da horta são vendidos para angariar dinheiro para a aquisição de mais materiais para a horta no ano letivo seguinte.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: