Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura (Paredes de Coura)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CN e clube dos Garranos

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aprendem a produzir alimentos que depois levam para casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Durante as horas do clube, quando não chove.

7. Como é feita a preparação do solo?

São as professoras com a ajuda dos alunos mais velhos que já participaram no projeto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos uma pilha onde é colocada, as folhas secas e as ervas do corte da erva, pelos jardineiro do Município. Também colocamos as borras de café do bar da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos plantas aromáticas e medicinais como: Salva, hortelã, coentros, salsa e oréganos.
Semeamos ervilhas, favas, curgetes e feijões. Plantamos batatas, couves e alfaces.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não conseguimos produzir em grande quantidade uma vez que tivemos vários meses com chuva que impossibilitou os trabalhos na horta e condicionou a produção de algumas hortícolas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos levaram para casa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Não houve necessidade porque choveu muito este ano.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todos os alunos do 5º e 6º anos participaram a formação sobre a importância das sementes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fizemos a feira de troca de sementes

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/share/p/hPfjADw8VJVN4gZi/