Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica Manuel Ferreira Patrício (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há cerca de 11 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Sensivelmente 104 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

23

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Matemática e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

370

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Adquirir conhecimento sobre as espécies vegetais características de cada época, assim como sobre o seu ciclo de vida. Utilização das plantas na alimentação, respeitando os princípios da Dieta Mediterrânica.
Adquirir e aplicar conhecimentos sobre técnicas e práticas agrícolas.
Adquirir e desenvolver o gosto pela natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelas diferentes turmas, de acordo com a atribuição dos canteiros inicialmente feita e de acordo com a disponibilidade dos professores acompanhantes.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita pelos alunos, sob orientação dos professores acompanhantes. Remoção de ervas do ano anterior, sacha manual para incorporar o composto e fertilização com recurso a fertilizante natural. Quando necessário procede -se à remoção das ervas daninhas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita a recolha e deposição no compostor, dos restos orgânicos provenientes do refeitório e cozinha.
Estes resíduos são colocados alternadamente com resíduos secos e pequenos galhos de árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, cebolinho, couve portuguesa, espinafres, ervas aromáticas, couve roxa, faveira.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 2kg de cada produto.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Distribuídos pela comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De inicio foi feita a rega com o sistema gota a gota. Posteriormente foi feita manualmente com regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se têm verificado a presença de pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula na horta- sensivelmente 14 vezes ao longo do ano com periodicidade quinzenal, com alunos de Educação Especial acompanhados pela respetiva DEE, no sentido de identificarem as diferentes espécies vegetais e respetiva ilustração.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realização das atividades de compostagem, aproximadamente 12 vezes ao longo do ano, com alunos de uma turma de 6º ano.
Estas atividades contribuíram para a consciencialização da importância do aproveitamento de resíduos do refeitório, diminuindo o desperdício e, simultaneamente, familiarização dos alunos com as espécies vegetais utilizadas na alimentação, de acordo com a dieta mediterrãnica.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Articulação com as funcionárias do refeitório colaborando no processo de compostagem.
A existência de zona lúdicas ( mesas e bancos) estimulam o contacto/sensibilização da comunidade com o espaço da horta biológica.

15.1. Link para a página da horta: