Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 de Sande (Marco de Canaveses)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe na Escola à seis anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

60m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências da Natureza e área técnica do PIEF.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

23

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma vez por período letivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta na escola possibilitou e contribui para o desenvolvimento sustentável;
os alunos perceberam e compreenderam que os alimentos necessitam de ser cuidados;
Contribuiu para o aumento da qualidade de vida da comunidade escolar e para o crescimento da biodiversidade;
Foi uma oportunidade de socialização e promoção da sustentabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada por um grupo de 10 alunos que se disponibilizaram para realizar algumas tarefas;
Alunos da turma PIEF da escola que em conjunto com a professora da área técnica realizam várias tarefas na horta;
Duas funcionárias que nas pausa letivas ajudam na manutenção;

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza e mobilização é feita manualmente com o auxilio de ferramentas, (enxada, piquereta, ancinho);
A fertilização do solo é realizada com a compostagem e também utilizamos água onde maçaremos urtigas e cascas de bananas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sim com lixo orgânico da cantina, folhas que recolhemos das árvores caducas no outono. e os detritos orgânicos recolhidos na horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No outono inverno tentamos conciliar o alho com a ervilha, Favas com brássicas ( repolho e bróculos) e colocamos vários pés de oregãos na horta.
Temos um pequeno espaço de aromáticas perto da horta: Salsa, poejos, alecrim, lúcia lima e cidreira.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alface- 4 Kg
Cebolas- 6 Kg
Ervilha de quebrar- 2 Kg
Favas - 4 Kg
Ervilhas de grão- 5Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos foram vendidos à comunidade escolar e outros foram utilizados na cantina de escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Não conseguimos recolher a água da chuva, no entanto, no próximo ano letivo iremos tentar. Este ano letivo a rega foi realizada com a água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É realizada a observação das cultura semanalmente no temo das actividades letivas;:
Com as seguintes soluções: água+sabão e água+vinagre

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos um ataque de piolhos nas favas;
Fizemos um Macerado de Alho –
Preparação: Esmagamos os dentes de alho, misturamos com o litro de água e deixei macerar durante 24 horas. Depois fervemos a mistura por durante minutos. Deixei esfriar e coei o líquido. Modo de aplicação: pulverizar as plantas afetadas uma vez por dia durante 5 dias.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sementeira de favas e plantação de bróculos. A turma do sexto um, na aula de Ciências da Natureza tiveram a aula na horta. A professora explicou a multiplicação vegetativa das plantas na horta com a realização da tarefa (sementeira de favas e plantação de bróculos)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Vende favas e cebolas à comunidade escolar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: