Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Com a horta os alunos percebem de onde nascem os legumes, percebem a importância do consumo sustentável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos em grupo vão regando, outros vão mondando.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
tomates, alho francês
alho, abóboras
batatas, alface
beterraba, coentros
hortelã, salsa
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
1 kg de hortelã
1 kg de alface
4 kg de couves
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Como os alunos vão semanalmente à horta em vários grupos é feito regularmente, diria mesmo quase diariamente.
Também temos as joaninhas na horta que combatem esses insetos que podem ser prejudiciais.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As aulas são variadas desde a identificação das espécies existentes na horta assim como a identificação da fauna lá existente.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos da sala especializada procederam à recolha das favas na horta.
Na sala especializada os alunos descascaram as favas e colocaram nas dentro de um alguidar.
Procederam à pesagem das favas e verificaram que tinham 10 kg de favas.
Após terem vendido 5 kg de favas já tinham dinheiro para poderem comprar os restantes ingredientes para confecionar o prato.
Com a ajuda da assistente operacional e da professora especializada os alunos confeccionaram as favas guisadas com a carne.
Durante o almoço puderam apreciar o prato e adoraram.
No final do almoço, os alunos colocaram as cascas das favas no compostor que está na horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
decorreu na semana de 20 a 24 de maio, onde as turmas do 2º e 3º ciclos dinamizaram atividades diversas como a identificação de árvores, os animais que existiam na horta; desenho das folhas das plantas aí existente; aulas de disciplinas como português, educação física, história entre outras.
Apanha do lixo no espaço envolvente à horta.
A rega, monda e manutenção do espaço ao redor da horta (arranque de ervas).
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
O combustor existente na horta também é de realçar porque conseguimos reutilizar os restos de comida e também os restos de ervas e outras folhas que vão se acumulando ao redor da horta.
15.1. Link para a página da horta: