Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento e sala especializada

3.3. N.º de alunos envolvidos:

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem vindo a ganhar uma grande importância no nosso espaço escolar. Os alunos pedem-nos para a regar mesmo no intervalo e tem sido muito interessante ver a felicidade deles ao ver os legumes a crescer, as plantas a florir.
Com a horta os alunos percebem de onde nascem os legumes, percebem a importância do consumo sustentável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas aulas de cidadania do 7ºD, 7ºE e 8ºC quase semanal é feita a manutenção da horta. Ao longo da semana os alunos da sala especializada fazem também este trabalho.
Os alunos em grupo vão regando, outros vão mondando.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo no início do ano letivo é lavrado pela câmara municipal do Barreiro, retira-se as ervas e coloca-se adubo vindo da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais utilizados no CEF de bar/restauração, sala especializada e trazidos por alguns alunos e professores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, couves
tomates, alho francês
alho, abóboras
batatas, alface
beterraba, coentros
hortelã, salsa

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Estes ano colhemos perto de 10 kg de favas.
1 kg de hortelã
1 kg de alface
4 kg de couves

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Desses 10 kg de favas, foram vendidos 5kg e os restantes servirão para confecionar uma refeição com os alunos. O dinheiro da venda servirá para comprar os restantes ingredientes para a confeção das favas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é sempre feita primeiro com a água recolhida da chuva e só depois com a mangueira ou regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As pragas são combatidas naturalmente ou seja os alunos observam se existe alguma praga e retiram manualmente.
Como os alunos vão semanalmente à horta em vários grupos é feito regularmente, diria mesmo quase diariamente.
Também temos as joaninhas na horta que combatem esses insetos que podem ser prejudiciais.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta tem sido uma prática recorrente no presente ano letivo. São atribuídas tarefas aos alunos e todos eles têm uma função específica na horta.
As aulas são variadas desde a identificação das espécies existentes na horta assim como a identificação da fauna lá existente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção das favas guisadas:
Os alunos da sala especializada procederam à recolha das favas na horta.
Na sala especializada os alunos descascaram as favas e colocaram nas dentro de um alguidar.
Procederam à pesagem das favas e verificaram que tinham 10 kg de favas.
Após terem vendido 5 kg de favas já tinham dinheiro para poderem comprar os restantes ingredientes para confecionar o prato.
Com a ajuda da assistente operacional e da professora especializada os alunos confeccionaram as favas guisadas com a carne.
Durante o almoço puderam apreciar o prato e adoraram.
No final do almoço, os alunos colocaram as cascas das favas no compostor que está na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

#dia de aulas ao ar livre:
decorreu na semana de 20 a 24 de maio, onde as turmas do 2º e 3º ciclos dinamizaram atividades diversas como a identificação de árvores, os animais que existiam na horta; desenho das folhas das plantas aí existente; aulas de disciplinas como português, educação física, história entre outras.
Apanha do lixo no espaço envolvente à horta.
A rega, monda e manutenção do espaço ao redor da horta (arranque de ervas).

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Além de todos os legumes que temos na horta assim como as suas ervas aromáticas é de realçar o projeto escola amiga dos polinizadores em parceria com a Quercus e a Câmara municipal do Barreiro, este projeto fez com que a nossa horta ficasse com mais biodiversidade e atraísse os insetos polinizadores que tanto são necessários para a nossa comunidade sustentável.
O combustor existente na horta também é de realçar porque conseguimos reutilizar os restos de comida e também os restos de ervas e outras folhas que vão se acumulando ao redor da horta.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/groups/agrupamentodeescolasaugustocabrita/permalink/1757980451394236/