Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há sensivelmente 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

7

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Unidade de Apoio Especializado (UAE)/Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) - Português, Matemática, Meio Ambiente e Mundo Atual, TIC, Saúde para a Vida e Atelier das Artes.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os Encarregados de Educação dos alunos que frequentam a UAE/CAA entregam excedentes para a compostagem ou borras de café. A frequência é variável.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é um espaço colaborativo de aprendizagem, realizando-se várias atividades que fomentam a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, o trabalho em equipa e a a colaboração entre os alunos que fazem a sua manutenção. Os alunos que frequentam a UAE/CAA possuem dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação, cognição ou aprendizagem, pelo que a horta e a zona envolvente potenciam aprendizagens essenciais para o seu quotidiano.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição das tarefas é gerida pela três docentes que ministram as disciplinas da UAE/CAA, duas assistentes operacionais e duas estagiárias que orientam os seis alunos, de acordo com as suas preferências pessoais (plantação, rega, moda ou colheita).

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita de acordo com as espécies/culturas instaladas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Procedeu-se à compostagem, colocando-se alguns excedentes, folhas secas, borras de café e cascas de ovos no compostor localizado próximo dos canteiros da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Canteiro 1 - Morangos, tomates cherry e curgetes.
Canteiro 2 - Alfaces lisas e frisadas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Sem informação disponível, uma vez que não procedemos à pesagem dos produtos colhidos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são consumidos pelos alunos que procedem à manutenção da horta, nomeadamente as alfaces e os tomates cherry (em sandes saudáveis) e os morangos (em águas aromáticas sem adição de açúcar).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita, sempre que possível, a recolha da chuva através da colocação de alguns garrafões de 5/6 litros cortados ao meio.
A rega dos produtos é efetuada com recurso a regadores e a uma mangueira, sendo realizada pelos alunos com a supervisão dos adultos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não temos tido pragas nem doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta - transversalidade das disciplinas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta potencia o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, essenciais para um crescimento salutar dos alunos que fazem a sua manutenção.

15.1. Link para a página da horta: