Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica de Meleças (Sintra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
ofereceram-nos uma cerca para procedermos à sua vedação.
Convidamos as famílias a visitarem este espaço, para verem as nossas culturas e escutar possíveis sugestões de melhoria.
Solicitamos alguns pais para virem cavar aquele espaço.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Durante o ano letivo anterior não conseguimos a terra tão desejada, para a nossa horta, tal apenas aconteceu no inicio de setembro. Assim rapidamente as Assistentes Operacionais, juntamente com alguns alunos procederam ao alisamento da terra e realizaram pesquisas para saberem que colheitas poderiam ser feitas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Um solo com a presença de organismos vivos indica boas condições de estrutura do solo, reparamos que existiam muitas formigas. Os Vegetais necessitam de uma série de elementos minerais para produzirem o seu próprio alimento, para crescerem e desenvolverem.
Após algumas pesquisas os alunos aprenderam que a ADUBAÇÃO da nossa Horta deveria ser apenas com materiais orgânicos que possuem ou disponibilizam todos os elementos necessários para o crescimento das hortaliças.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Canteiro com ervas aromáticas: salsa, coentros e hortelã;
Alfaces ( lisas e frisadas roxas e verdes);
Brócolos;
Couve Portuguesa;
Couve Galega;
Nabiças;
Nabos;
Beterraba;
Couve Pão de açúcar;
Lombardos;
Cenouras.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Fizemos algumas feiras, convidando a comunidade educativa e levarem alguns produtos para consumirem nas suas casas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Elaboração de saladas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: