Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Santa Clara (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este ano iniciou-se o projeto.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 1 m2. Foram criados 2 canteiros elevados e prateleira com garrafões.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

EV e ET

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10 a 15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Criou-se um espaço verde e podem observar a evolução do crescimento dade algumas espécies

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanal, à quarta-feira.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza de ervas daninhas. Mobilização com pequenas ferramentas. Fertilização com composto criado no compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos de corte de alguns arbustos, folhas das (poucas ) árvores e resíduos de cozinha trazidos pela comunidade e alguns da cozinha. A empresa GESAMB forneceu uma razoável quantidade de composto vegetal produzido nas instalações.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas: couves, alfaces e cenouras. Aromáticas: salsa, coentros, hortelã e manjericão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Pequenas quantidades (nem 1 Kg)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns foram entregues à cozinha, outros para ver a evolução de crescimento até à nova semente.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com regadores ou baldes.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ocasional. Por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira ou exposição de outros produtos não relacionados com a horta.
Ateliers de plantação de espécies de horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Concurso e exposição de “Espantalhos da horta”.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta, mais como para observação das espécies plantadas ou como aula de exterior, num espaço verde.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Espaço verde necessário na escola.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/maltinha.stclara