Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária da Azambuja (Azambuja)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

8

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta escolar tem demonstrado diversos impactos positivos tanto na comunidade quanto nos alunos.
Educação Nutricional - os alunos aprendem sobre a origem dos alimentos, a sua importância para uma dieta equilibrada e como preparar refeições saudáveis.
Aumento do consumo de vegetais - estudos demonstram que os alunos envolvidos nas hortas biológicas tendem a consumir mais frutas e vegetais, melhorando a sua alimentação.
A horta oferece uma oportunidade de aprendizagem prática para os alunos em diferentes disciplinas, como nas ciências naturais (ciclo de vida das plantas), matemática ( medição e contagem) e geografia (clima e solo).
Melhoria no desempenho escolar: as atividades na horta aumentam a motivação dos alunos e melhora o seu desempenho escolar.
A interação com a natureza e o trabalho ao ar livre diminui o stress e a ansiedade dos nossos alunos.
Trabalhar em grupo e serem responsáveis por determinadas atividade na horta aumenta o espírito de responsabilidade e de partilha nos nossos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada um dos alunos é responsável por um setor da horta.
Tem responsabilidade na manutenção das culturas, da rega e da eliminação das ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado com terra onde frequentemente misturamos cinzas de madeira, estrume de cavalo, cascas de ovos e borras de café.
Os alunos são responsáveis pela limpeza da horta e responsáveis por retirar as ervinhas que vão crescendo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Milho, Feijão e Abóbora (As Três Irmãs):
Milho: Serve como suporte para o feijão trepar.
Feijão: Fixa o nitrogénio no solo, beneficiando o milho e a abóbora.
Abóbora: Suas folhas grandes cobrem o solo, reduzindo ervas daninhas e mantendo a umidade.

Tomate e Manjericão:
Tomate: Beneficia-se da ação repelente do manjericão contra pragas.
Manjericão: Melhora o sabor do tomate e repele insetos como moscas brancas.

Cenoura e Cebolinha:
Cenoura: A cebolinha ajuda a repelir a mosca da cenoura.
Cebolinha: Repele pragas e melhora a saúde das cenouras.

Alface e Rabanete:
Alface: Cresce rapidamente e beneficia-se da quebra do solo proporcionada pelos rabanetes.
Rabanete: Cresce bem ao lado da alface e é colhido antes que as plantas competem por espaço.

Pepino e Ervilha:
Pepino: Beneficia-se do suporte fornecido pela ervilha.
Ervilha: Beneficiam-se da cobertura do solo fornecida pelo pepino, que também ajuda a reter a humidade.


9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destino dos produtos foi para os alunos levarem para casa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: