Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Secundária da Azambuja (Azambuja)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Educação Nutricional - os alunos aprendem sobre a origem dos alimentos, a sua importância para uma dieta equilibrada e como preparar refeições saudáveis.
Aumento do consumo de vegetais - estudos demonstram que os alunos envolvidos nas hortas biológicas tendem a consumir mais frutas e vegetais, melhorando a sua alimentação.
A horta oferece uma oportunidade de aprendizagem prática para os alunos em diferentes disciplinas, como nas ciências naturais (ciclo de vida das plantas), matemática ( medição e contagem) e geografia (clima e solo).
Melhoria no desempenho escolar: as atividades na horta aumentam a motivação dos alunos e melhora o seu desempenho escolar.
A interação com a natureza e o trabalho ao ar livre diminui o stress e a ansiedade dos nossos alunos.
Trabalhar em grupo e serem responsáveis por determinadas atividade na horta aumenta o espírito de responsabilidade e de partilha nos nossos alunos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Tem responsabilidade na manutenção das culturas, da rega e da eliminação das ervas daninhas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos são responsáveis pela limpeza da horta e responsáveis por retirar as ervinhas que vão crescendo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Milho: Serve como suporte para o feijão trepar.
Feijão: Fixa o nitrogénio no solo, beneficiando o milho e a abóbora.
Abóbora: Suas folhas grandes cobrem o solo, reduzindo ervas daninhas e mantendo a umidade.
Tomate e Manjericão:
Tomate: Beneficia-se da ação repelente do manjericão contra pragas.
Manjericão: Melhora o sabor do tomate e repele insetos como moscas brancas.
Cenoura e Cebolinha:
Cenoura: A cebolinha ajuda a repelir a mosca da cenoura.
Cebolinha: Repele pragas e melhora a saúde das cenouras.
Alface e Rabanete:
Alface: Cresce rapidamente e beneficia-se da quebra do solo proporcionada pelos rabanetes.
Rabanete: Cresce bem ao lado da alface e é colhido antes que as plantas competem por espaço.
Pepino e Ervilha:
Pepino: Beneficia-se do suporte fornecido pela ervilha.
Ervilha: Beneficiam-se da cobertura do solo fornecida pelo pepino, que também ajuda a reter a humidade.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: