Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro Educativo da Pampilhosa (Mealhada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta na escola desde 2009/2010.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

14

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1º Ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

139

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que se realizam atividades relacionadas com a horta ( plantar, sachar, regar) os Encarregados de Educação são informados e chamados a participar. Infelizmente poucos pais podem colaborar atendendo ao facto de estarem a trabalhar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta serve o objetivo da interdisciplinaridade. Os estudantes discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia que aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. Para além disso as crianças são responsabilizadas e inseridas nas discussões sobre o rumo do projeto e cuidados com as plantas.
Entre os benefícios alcançados com este projeto, destacam-se a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente. A horta também permitiu integrar os pais e familiares dos alunos.
O resultado do projeto horta na escola são alunos mais conscientes que levam para a vida ensinamentos ecológicos, amplificando a necessidade de uma mudança de postura que é preciso implantar na sociedade com relação à natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita por todos os alunos da escola em grupo turma. No entanto a responsabilidade da repartição das tarefas e a organização das atividades a realizar é da responsabilidade dos 16 alunos que fazem parte do Conselho Eco-Escolas, com a orientação e supervisão das Coordenadoras do Projeto.

7. Como é feita a preparação do solo?

Começamos por rapar a erva do terreno com uma enxada e recolher as ervas para o compostor. Posteriormente cavamos a terra com uma enxada e, mais tarde revolvemo-la com um pequeno motocultivador e preparamos cada um dos canteiros para plantar/semear cada um dos produtos. A fertilização da terra foi feita com a matéria orgânica retirada do compostor .

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com a matéria orgânica recolhida na cantina e em cada uma das salas de aula e com os restos das plantas cultivadas na horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta plantámos batatas, tomateiros, pimentos, beterraba rocha, alfaces, cebolas, cebolinho, alho francês, curgete, pepineiros, beringela, espinafres, ...
Semeámos milho, feijões e chuchu.
No que diz respeito à ervas aromáticas optámos por manter a hortelã, o alecrim e o limonete e plantámos salsa, coentros, tomilho, ...)
Plantámos também algumas plantas de flor (cravete, cravos túnicos, statice, ...) e de fruto (morangueiros, amoreira, ...)
Procurámos por plantar as plantas de crescimento mais rápido perto das de crescimento mais lento, evitámos colocar perto plantas com o mesmo tipo de raiz e procurámos colocar as planta que necessitam de mais luz solar na zona em que faz menos sombra e vice-versa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Atendendo a que este ano foi um ano atípico no que diz respeito aos fatores meteorológicos (choveu em grandes quantidades e por longos períodos de tempo), só nos foi possível plantar/semear a horta no final do mês de Março. De todos os produtos plantados apenas nos foi possível colher alguns grelos de nabo (2molhadas) , algumas alfaces (cerca de 2kg). Em relação aos restantes produtos só serão passíveis de colher no mês que vem.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos colhidos até em então foram consumidos na escola ( cantina)

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Tendo em atenção que este ano foi um pouco atípico em relação às temperaturas e à pluviosidade, apesar de te ter organizado um roteiro para que todas as turmas fossem envolvidas na rega dos produtos hortícolas nem sempre foi possível cumprir o mesmo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita semanalmente pelos alunos que fazem parte do Conselho Eco-Escolas, de forma rotativa, em grelha em anexo.
Na horta foi colocado um espantalho e plantámos cravos túnicos e algumas ervas aromáticas, com o objetivo de afastar algumas pragas de forma natural, não usando produtos químicos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Alguns produtos têm vindo a ser consumidos na cantina da escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Alguns dos produtos hortícolas colhidos na horta serão utilizados na confeção de sopas que serão preparadas para a festa de final ano.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A horta escolar serve como um laboratório vivo para as diversas atividades educacionais relacionadas com a educação ambiental e nutricional, promovendo colaboração e cooperação entre os membros da comunidade.
Além disso, contribui para o desenvolvimento de diversas competências nos alunos, como cooperação, responsabilidade, a resolução de problemas, …
O projeto da horta na escola envolve a aplicação de diversas disciplinas, como ciências, geografia, história, matemática, …

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As crianças normalmente não gostam muito de vegetais e verduras, mas sentem-se mais motivadas a comê-los quando participaram no processo do seu cultivo, servindo assim, como um incentivo à alimentação saudável:
Para além disso, trabalhar na terra é terapêutico e traz diversos benefícios quanto ao estresse e ansiedade.

15.1. Link para a página da horta:

A divulgação à comunidade educativa foi feita através da página da escola na rede social Facebook (centro Escolar de Pampilhosa) e no Site do Agrupamento de Escolas de Mealhada- PAA/AEM 2023/2024: Divulgação de atividades, LINK: https:/aconteceaem.webnode