Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Centro Educativo da Pampilhosa (Mealhada)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Entre os benefícios alcançados com este projeto, destacam-se a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente. A horta também permitiu integrar os pais e familiares dos alunos.
O resultado do projeto horta na escola são alunos mais conscientes que levam para a vida ensinamentos ecológicos, amplificando a necessidade de uma mudança de postura que é preciso implantar na sociedade com relação à natureza.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Semeámos milho, feijões e chuchu.
No que diz respeito à ervas aromáticas optámos por manter a hortelã, o alecrim e o limonete e plantámos salsa, coentros, tomilho, ...)
Plantámos também algumas plantas de flor (cravete, cravos túnicos, statice, ...) e de fruto (morangueiros, amoreira, ...)
Procurámos por plantar as plantas de crescimento mais rápido perto das de crescimento mais lento, evitámos colocar perto plantas com o mesmo tipo de raiz e procurámos colocar as planta que necessitam de mais luz solar na zona em que faz menos sombra e vice-versa.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Na horta foi colocado um espantalho e plantámos cravos túnicos e algumas ervas aromáticas, com o objetivo de afastar algumas pragas de forma natural, não usando produtos químicos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Além disso, contribui para o desenvolvimento de diversas competências nos alunos, como cooperação, responsabilidade, a resolução de problemas, …
O projeto da horta na escola envolve a aplicação de diversas disciplinas, como ciências, geografia, história, matemática, …
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Para além disso, trabalhar na terra é terapêutico e traz diversos benefícios quanto ao estresse e ansiedade.
15.1. Link para a página da horta: