saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Tem mais de 10 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Educação Física, Ciências Naturais, Dt+, Educação Especial
3.3. N.º de alunos envolvidos:
25
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos envolvem-se efetivamente na manutenção da estufa, no sucesso das suas culturas e na venda dos produtos para recuperação da mesma após ter sido danificada por um vendaval.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta resulta da articulação do projeto de turma do 5º A, onde estão envolvidas a maioria das disciplinas, com a elaboração de músicas e refrões em Educação Musical, elaboração de cartões com a identificação das culturas a Educação Visual e História e Geografia de Portugal, com frases elaboradas nas diciplinas de Português, Inglês e com colaboração do Português Língua Não Materna, Educação Física e Cências na preparação do solo, manutenção da estufa com as mondas e rega, construção da banca para venda de produtos em DT+ e Educação Tecnológica, Matemática com a comtabilização dos gastos e ganhos, mas também da necessidade de envolver crianças da Educação Especial em tarefas práticas que vão de encontro às suas necessidades.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e preparação do terreno foi manualmente, com ajuda de alguns colegas para cavar e revirar o terreno, montagem dos camalhões pelos alunos, monda e rega feita pelos alunos nas disciplinas de Dt+ e educação Física.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
O compostor que tinhamos escontra-se danificado.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface, couve, tomate, coentros, salsa até ao momento.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Cerca de 30 Kg, com previsão de chegar aos 100kg com os tomateiros.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta são vendidos à comunidade educativa de forma a ir de econtro ao projeto de turma do 5º A "Vamos recuperar a estufa" que tem como objetivo alcaçar 500€ fundamentais para substituir o plástico que se rompeu num vendaval.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Inicialmente, porque a cultura permitia, com sistema de rega, gota-a-gota. Em alguns casos, como no tomateiro, recorrendo a regadores.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, mas por observação direta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Formigas. A escola foi alvo de uma infestação que se concentro posteriormente na estufa. Pouco houve a fazer, recorrremos a estratégias que visaram afastar as formigas, utilizando borra de café ou borrifando com água e vinagre dissolvido. Pouco resultado obtivemos e prejudicou muito a cultura de couves, tendo a perda sido de cerca de 95% dessa cultura.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Na realidade, mais uma feira para a comunidade. Na altura das colheitas, a comunidade é convidada a dquirir produtos da horta. Recorrendo a uma banca construída propositadamente para a venda de produtos da horta instalada no hall de entrada do agrupamento, os alunos efetuavam pregões de mercado para assinalar a venda dos produtos. Aderiram os funcionários da escola, encarregados de educação e professores.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: