Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Grande Colégio Universal (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Só este ano

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia, Ciências Naturais, Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Maior conhecimento de como são produzidos os alimentos e o cuidado que devem ter com as plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é organização por grupos do 12.º ano, por dias semanais que vão regando e cuidando do espaço, retirando invasoras quando necessário, por exemplo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente retirou-se materiais que estavam no solo, como rochas de grandes e moderadas dimensões e misturou-se matéria orgânica proveniente da decomposição de folhas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebola, tomate, pimentos, alface, couve, girassóis, ervas aromáticas (salsa, coentros, alecrim, funcho e cidreira).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

até ao momento 10 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Refeitório do colégio.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega-se nas horas de menor calor e avalia-se a humidade do solo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita de acordo com o que se avistar e, dependendo da praga, ou se arranca ou se planta ervas aromáticas para afugentar os insetos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: